Dividido ao mesmo tempo agora – Ed Sheeran – Castle on The Hill / Shape of You

Nem me lembrava mais de que pessoas lançavam singles simultâneos, e que isso era a “thing”, mas na última sexta-feira, Ed Sheeran me provou que esse tipo de coisa na era do streaming ainda era possível – e dá certo – com o lançamento dos singles “Castle on the Hill” e “Shape of You”, do seu novo álbum “÷” (pronuncia-se “divide”). Afinal de contas, duas músicas lançadas ao mesmo tempo podem alienar os consumidores, especialmente se eles preferirem uma canção à outra.

No entanto, o que prova o desempenho das duas faixas no iTunes e nas outras plataformas de música é que, quando você é uma das forças musicais dos últimos anos (especialmente no Spotify) como o ruivo, ter duas músicas rolando por aí é um ganho. Especialmente quando são músicas diferentes em estilo, mas que funcionam bem pro Sheeran e em um caso, surpreende por não ser o que tá tocando exatamente na rádio.

Castle on the Hill –  a sonoridade aqui é mais pop/rock anthem, aquela música pra todo mundo cantar e pular junto na plateia no melhor momento do show. Me lembra algo do Mumford & Sons, e a letra é uma graça, super evocativa e nostálgica – a bridge me faz lembrar daquelas vezes que você quer ver o que os seus colegas da escola estão fazendo da vida depois que saem da escola. É real, é a gente, é a nossa vida.

Aliás, nem parece o vocal do Sheeran aqui, e se eu não soubesse de antemão que ele tinha lançado single, acharia que se tratava de outro artista. Achei a música muito boa, diferente do que tá tocando na rádio (e essa coisa fresh é tão, mas tão boa!), e ainda bem que está fazendo sucesso. Merece muito, porque “Castle on the Hill” é aquela música que vai ficar na sua cabeça e ser trilha sonora da sua vida por anos.

Shape of You – CHAMA A SIA QUE ROUBARAM SUA MÚSICA. A intro é muito “Cheap Thrills”, mas o resto da canção segue um ritmo diferente; mas mesmo assim, ainda é estranho. Não que a música seja ruim; a faixa é boa, dá pra dançar um pouco, e ao contrário de “Castle…”, é justamente a trend musical do momento, com um certo toque pessoal do próprio Ed, e uma letra bem graciosa, pra não dizer simples, mas bem efetiva, especialmente no refrão. Conquistar a menina na balada nunca foi tão charmoso (se bem que não dá pra imaginar Ed Sheeran na boate xavecando ninguém ao som dessa música).

No entanto, “Shape of You” me decepcionou um pouco justamente por ser mais do mesmo. Essa trend tropical já tá dando sinais de saturação, meio mundo já lançou música nesse estilo, e o cara me lança o outro lado do single simultâneo uma faixa que segue justamente a trend mais usada do ano passado? E ainda numa sonoridade perigosamente similar ao hit de outro artista? Se o Ed tivesse procurado um outro caminho dentro do mesmo estilo, eu poderia até questionar a trend, mas o aplaudiria pela inteligência; mas a impressão que ficou aqui é que ele jogou no seguro muito bem.

Resumo: não sei se esse é o pensamento dele, ou se é o conceito do próprio CD (“divide”, dividido em dois? dois estilos? dois modelos? duas sonoridades?), mas achei que ele optou pelo lançamento simultâneo como um risco extremamente calculado. “Castle on the Hill” é mais “arriscada” que a Cheap Thrills; então, fica mais fácil lançar as duas faixas e se a primeira não bombasse, você teria a segunda para segurar o começo da era. Teria o risco das duas floparem porque, afinal de contas, qual single priorizar? Teria, por isso é que é um risco calculado, e que deu muito certo. Especialmente porque as duas músicas são muito boas, e o Ed Sheeran ganhou uma aceitação muito grande do público justamente no momento certo: na ascensão dos streamings como uma força a ser reconhecida no consumo de música.

No entanto, ele podia ter sido mais inspirado na dançante do CD, né?

E vocês, o que acharam?

Anúncios

4 comentários sobre “Dividido ao mesmo tempo agora – Ed Sheeran – Castle on The Hill / Shape of You

  1. Achei “Shape of You” deliciosa! Daquelas que vc ouve uma vez e já fica viciado – além de não conseguir ficar parado mesmo quando está num engarrafamento. Na divisão, eu fico com a batida pop dançante do que a quase chatinha da “Castle on the Hill”.

  2. Oi Marina, tudo bem?
    To aqui de novo e vim comentar kkk
    Então, essa coisa de “single duplo” as vezes acaba por se tornar uma coisa boa: se você faz que nem Beyoncé e sabe trabalhar as duas músicas ao mesmo tempo de formas diferentes (Halo/Single Ladies), o single bomba nas paradas e você acaba por ganhar uma cerca credibilidade. Acredito que o Ed Sheeran saiba fazer isso e não duvido nada que as músicas irão estourar – talvez Castle On The Hill faça mais sucesso nas radios pop e adult contemporary e Shape of You vá para a Hot 100, mas pela estratégia que o Ed está seguindo eu não duvido de nada.
    Como o primeiro grande artista a lançar algo relevante em 2017, não vai ser uma surpresa se ele se encaminhar para o topo da Billboard Hot 100 em breve; no entanto, eu ainda acho que esse ano vai ser cheio hein Marina…
    Pergunta: qual album pop você está mais ansiosa para escutar? Ed Sheeran, Katy Perry, Lorde, Kelly Clarkson ou Selena Gomez?

    Sorte com o blog Marina!

    • Obrigada pelo retorno!
      Neste ano, acho que os quatro que você citou são álbuns que quero escutar por razões diferentes, mas eu tô realmente curiosa pelo que a Katy Perry vai aprontar, sério! Quero ver se ela vai inserir na música dela algum componente político (por conta de todo o engajamento dela durante a eleição) ou se ela vai seguir o fluxo de sempre. Eu achei o “Prism” meio irregular, e espero ser surpreendida de forma positiva este ano.

  3. Não sou muito de ouvir o Ed, mas ambas músicas me agradaram bastante! Acho que ele vai se sair super bem nesta nova era, ele foi muito bem aceito e acabou de fazer história na parada de singles do UK, debutando simultaneamente em #1 e #2, boa sorte para ele!
    Esperando seu post sobre a categoria pop vocal álbum do Grammy!

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s