Retrocesso: Rihanna feat. Drake, “Work”

Quando Rihanna foi lançando as faixas que supostamente seriam para o novo álbum da moça, o #R8 que na verdade era o ANTI (supostamente porque ninguém sabe mais se os três primeiros singles lançados ano passado entrarão na tracklist final do CD), as músicas transitavam entre o pop-folk-country simples e efetivo de “FourFive Seconds”, o urban pesadíssimo e viral de “Bitch Better Have My Money” e o pop etéreo de “American Oxygen”. Mesmo extremamente diferentes, havia uma estética não tão radiofriendly, que flertava com algo mais alternativo, mas com a marca da Rihanna e uma busca por experimentação que era bem vinda numa artista com mais de dez anos de carreira.

No entanto, aos poucos o que o público e crítica foram vendo foi uma série de adiamentos, falta de notícias e informações sobre quando aconteceria o lançamento do “ANTI”. Mesmo com uma capa revelada, apresentações foram canceladas e o que mais se ouviram foram relatos de que a Roc Nation não gostou do material, que Rih e Kanye West (antigo produtor executivo do CD) não estavam mais trabalhando juntos, que o CD vinha sendo adiado por causa da Adele, sem contar os vídeos “virais” nonsense para criar buzz em torno do “ANTI”… Enfim, quaisquer que sejam os motivos de tanta demora – já que provavelmente o álbum tinha que ter sido lançado em algum ponto de 2015 (suspeito que em maio ou junho, a julgar pelo lançamento dos dois primeiros trabalhos) – esta semana tudo indica que Rihanna vai lançar o oitavo álbum da carreira, acompanhado pelo real primeiro single do CD, “Work“, o retorno das atividades da barbadiana com o rapper Drake.

Cover Rihanna Work feat Drake

Achei legal. Legalzinha. Inha inha inha. A melodia é o que está bombando no momento – essa pegada reggae com forte influência do tropical house que o Bieber está fazendo no “Purpose”; e a repetição de palavras no refrão é construída para ficar na sua cabeça até o fim dos tempos, o que é meio caminho andado para o sucesso. Com produção de Boi-1da, a música é bem produzida, tem letra fácil e traz uma interpretação decente, lembrando a Rihanna adolescente dos tempos de “Music Of The Sun”. A participação do Drake é boa, mas pouco marcante em relação ao já clássico “What’s My Name”.

O problema é que, mesmo falando de aspectos positivos em “Work”, a impressão de meh fica por toda a música. Do tipo, é sério que a Rihanna retrocedeu tanto assim pra conseguir um grande hit e garantir boas vendas pro ANTI? Sério que ao invés de ser trend setter, de estar sutilmente soprando o vento pop (o EDM mais pesado de “We Found Love”, o urban nas faixas do “Unapologetic”, as próprias faixas mais dance-pop do “Good Girl Gone Bad” e o “Reloaded”), ela vai seguir as tendências pra hitar? Depois de ir experimentando e tentando se desafiar musicalmente, ela regrede com a faixa prontinha pro sucesso? Onde foi parar a ideia de “músicas timeless, que seriam lembradas sempre”? Pois “Work” parece uma música pra ouvir e esquecer nas próximas semanas. Nem as chamadas “farofas” que todo mundo criticava foram esquecidas. “Only Girl”, “We Found Love”, “Don’t Stop The Music” e várias outras do catálogo da RiRi serão lembradas sempre e estarão frescas em nossa memória afetiva. Mas essa música com cara de single pra fechar os trabalhos da Era? Quase um filler?

Como eu disse, a música já está prontinha pro sucesso, e o primeiro lugar no iTunes é uma prova disso. Nas rádios, não duvido de que a Rihanna seja muito bem recebida, já que a moça é uma das grandes recordistas de audiência em vários formatos. No entanto, os streams podem ser um problema, já que a faixa, até o momento, está disponível apenas no bendito TIDAL, de onde a barbadiana não larga nem que a vaca tussa. Joga no Spotify, minha senhora!

Quanto à força da música como um grande comeback (de uma artista que nem estava tão sumida)? “Diamonds” foi um soco no estômago bem mais certeiro…

E você, o que achou de “Work”?

Anúncios

2 comentários sobre “Retrocesso: Rihanna feat. Drake, “Work”

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s