Design de um top 10 [25] O ano de Adele

Adele decidiu voltar quebrando todos os recordes. Se um dia existiu o famoso recorde de debut digital do Flo Rida, com “Right Round” em 2009 (636.000 downloads), ele foi pulverizado pela britânica. E se um dia houve o debut da Britney com o “Oops! I did it Again” em álbuns, ele fatalmente será destruído pela Adele e seu “25”, cujo conteúdo só sabemos baseado nas entrevistadas da própria cantora (o CD chega em 20 de novembro e nem prévias temos). Como questionar o poder da moça, que apenas com um spot curto na TV e um lançamento simples + vídeo conseguiu deixar a indústria aos seus pés?
Hora de conferir um pouco dos elementos mais importantes do top 10 histórico da Billboard nesta semana.
Top 10 Billboard Hot 100 (14/11/2015)
1. Adele – Hello
2. Justin Bieber – Sorry
3. Drake – Hotline Bling
4. The Weeknd – The Hills
5. Justin Bieber – What Do You Mean?
6. Shawn Mendes – Stitches
7. Taylor Swift – Wildest Dreams
8. Fetty Wap – 679
9. R City Feat. Adam Levine – Locked Away
10. The Weeknd – Can’t Feel My Face
adele-25-coverCom um debut de um milhão e 110 mil downloads, Adele conseguiu o maior lançamento digital de todos os tempos com a balada brilhante “Hello” debutando diretamente em primeiro lugar na Billboard. É a vigésima quarta canção a estrear no topo dos charts, e junto com o segundo debut na parada – o segundo single do Justin Bieber, “Sorry” (que debutou com 277 mil downloads digitais), faz parte de um outro recorde: as duas canções são as primeiras a debutarem diretamente em 1º e 2º lugares na Billboard desde 2003, quando os singles de dois finalistas do American Idol estrearam em primeiro e segundo: Clay Aiken com “This is The Night” e Ruben Studdard, com “Flying Without Wings”, respectivamente.
O quarto #1 da Adele também veio através de 61 milhões e 600 mil streams, número menor apenas que o viral “Harlem Shake”, com 103 milhões de streams. Sem contar a audiência absurda nas rádios americanas – 73 milhões. Ou seja, um sucesso completo, e com possibilidade de crescer ainda mais, porque mesmo com lançamentos importantes – a exemplo da própria “Sorry” e “Focus”, da Ariana Grande; além de “Hotline Bling” hitando – é como se eles não existissem diante da força da Adele, que promoveu um marketing que-não-parece-marketing, falando menos e apresentando só o suficiente, sem contar com o hype absurdo de alguém de quem todos esperavam o retorno, todos de oito a 80 anos.
O mais curioso é que a estreia de Adele acabou ofuscando o que poderia ser O comeback: Justin Bieber, o bad boy Justin Bieberteen pop, voltando com uma sonoridade mais adulta, meio EDM meio tropical (os dois primeiros singles parecem variações rítimicas de “Cheerleader” ou é só impressão?), e com “I’ll Show You”, meio trap; já tinha sido #1 com “What Do You Mean?”, mas “Sorry”, debutando com 277 mil downloads digitais e puxado por um vídeo de dança viral, era o mais provável lançamento direto em #1 da Billboard. O furacão Adele arrastou Bieber e seus singles para trás; sem contar com o fato de que o canadense ainda terá que enfrentar a competição com o One Direction no lançamento dos álbuns (aliás, o “Made in A.M. vazou dez dias antes do previsto). Ou seja, o que parecia um retorno seguro, nadando de braçadas num segundo semestre com mais promessas que realidade, virou poeira com Adele no meio.
Por isso, eu acho que tem muitos artistas escolhendo lançar ou depois ou mesmo no ano que vem seus novos trabalhos. Quem terá força para disputar com a britânica o topo? Que tipo de recordes ela pode bater ainda? Será que “One Sweet Day” estará ameaçada?
Acompanhe os próximos capítulos, será incrível!
Com informações de billboard.com
Anúncios

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s