Design de um top 10 [23] O ano de Abel

Banner-Design-de-um-Top-10

Já dá pra dizer que 2015 é o ano do The Weeknd, não é? Álbum lançado em #1, quatro músicas no top 10 da Billboard, um #1 e entrada numa lista importante: a de artistas que ficaram uma semana em #1 e #2 no Hot 100 – o canadense é o décimo sexto artista a conseguir esse feito desde a criação do Hot 100, em 1958; e o décimo a fazer isso com duas músicas na qual ele é o artista principal – desde o Black Eyed Peas em 2009.

Tudo isso com os dois singles do “Beauty Behind the Madness”, já resenhado pelo blog, e que está na segunda semana em #1 na parada de álbuns da Billboard. Não dá pra negar que os americanos estão amando Abel Tesfaye.

Mas além da dominação de The Weeknd, o Hot 100 está bem diferente dos últimos meses. Finalmente as músicas vem se movimentando nos charts, após um 2015 praticamente estático, com uma ou duas músicas dominando o primeiro lugar. Parece que a própria indústria deixou pra esquentar agora no segundo semestre, e temos um ano bem diverso de canções. Qualquer estilo pode fazer sucesso.

Top 10 Billboard Hot 100 (26/09/2015)

1. Can’t Feel My Face – The Weeknd
2. The Hills – The Weeknd
3. What Do You Mean? – Justin Bieber
4. Watch Me (Whip / Nae Nae)  – Silentó
5. Cheerleader – OMI
6. Lean On – Major Lazer & DJ Snake feat. MO
7. Good For You = – Selena Gomez feat. A$AP Rocky
8. 679 – Fetty Wap feat. Remy Boyz
9. Locked Away – R.City feat. Adam Levine
10. Photograph – Ed Sheeran

Liderando por três semanas não consecutivas o Hot 100 da Billboard, The Weeknd tirou do topo Justin Bieber, que tinha conseguido o topo na última semana com “What do You Mean?” após uma estreia hypadíssima e vendas digitais bem altas. Mas “Can’t Feel My Face” voltou ao topo especialmente pela força da música nas rádios (ainda lidera o chart específico) e ao acumulado nos charts de Streaming e digital. A música do Bieber ainda é a mais vendida no chart digital, mas a audiência nas rádios não foi o suficiente para manter o #1. (atualmente, a faixa está em 15º na parada das rádios. )

Mas o elemento mais importante do top 10 hoje é o segundo lugar, “The Hills”. O single anterior do BBTM demorou pra fazer sucesso, mas agora está subindo de forma consistente nas rádios e no chart digital. Enquanto “Can’t Feel My Face” chegou ao peak, TH ainda tem muito o que crescer – e ser o rival de “What do you Mean” na disputa pelo #1 na Billboard (porque com a divulgação massiva que o Scooter Braun está preparando para o Bieber, a expectativa é de que a faixa suba ainda mais – porque a trajetória mal começou. E a força do Bieber estará nos streams, com os fãs assistindo ao clipe e ouvindo a música no Spotify).

Enquanto isso, em notícias de rivalidades, nem toda a promoção e apresentações de Demi Lovato estão fazendo com que o primeiro single do álbum “Confident”, “Cool for The Summer”, consiga o top 10. O peak até agora foi de #11, e com a música perdendo o timing, é melhor a Demi correr com o segundo single. Já sua ex-ex-melhor amiga Selena Gomez, que mal sai de casa para se apresentar, continua mais uma semana em sétimo lugar com “Good For You”. A faixa chegou ao topo da Pop Songs da Billboard e ainda tem fôlego nas rádios. Já o segundo single, “Same Old Love”, já começa a fazer sua trajetória nas rádios americanas. Impressionante como os americanos aceitaram bem mais a música da Selena, bem menos “legal para o verão” e com nenhuma divulgação a não ser os dois vídeos e capas de revista. Não sei qual é o plano da Interscope, mas se a moça continuar entregando materiais tão interessantes quanto os dois primeiros singles, pode continuar só acompanhando a Taylor Swift nas premiações que tá ótimo 😉

O que você achou das movimentações dos charts esta semana? Qual a sua música preferida deste top 10?

Anúncios

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s