Design de um Top 10 [21] Sob nova direção

A principal parada musical do mundo está sob nova direção! No dia 10, o Billboard Hot 100 entrou numa nova “era” – como toda sexta-feira, contando a partir daquele dia, será data mundial de lançamentos de músicas, as datas de fechamento dos charts que contabilizam as posições dos singles mudaram e agora, a divulgação dos charts completos da semana será na segunda-feira.

E em clima de nova era, há duas semanas o Hot 100 tem um novo líder! Após 12 semanas não sucessivas em que “See You Again”, a canção-tributo a Paul Walker, dominou o verão, o topo foi parar em outras mãos. Desta vez, em mãos que parecem dignas de um One Hit Wonder, nos mesmos moldes de “Rude”, do MAGIC! – é OMI, com “Cheerleader”, que já vinha subindo muito tanto nas rádios quanto no chart digital e nos streams (parada em que “See You Again” ainda sobrevivia). A música já prometia ser hit do verão, mas agora com o #1, é apenas a confirmação de que, antes tarde do que nunca, as músicas animadas chegaram ao top 10 da Billboard e um chart novinho em folha está tomando forma.

 

Top 10 Billboard Hot 100 (01/08/2015)

#1 Cheerleader – OMI
#2 Can’t Feel My Face – The Weeknd
#3 See You Again – Wiz Khalifa feat. Charlie Puth
#4 Bad Blood – Taylor Swift feat. Kendrick Lamar
#5Watch Me- Silento
#6 Trap Queen – Fetty Wap
#7 Shut Up And Dance – Walk the Moon
#8 Fight Song- Rachel Platten
#9 Lean On – Major Lazer & DJ Snake (feat. MØ)
#10 The Hills – The Weeknd

 

OMI“Cheerleader” é a prova de que no verão, às vezes o público americano nem se toca da música que elege como hit. Logo explicarei o motivo. A faixa que manteve o primeiro lugar na Billboard tinha sido lançada em 2012, mas apenas quando veio o remix do Felix Jaehn, um remix bem caribenho de uma música que é originalmente um reggae-pop meio ska, a faixa ganhou notoriedade. Antes de chegar ao topo nos EUA, a música já tinha estourado na Europa e na Austrália, colocando o nome de OMI (nome artístico do jamaicano Omar Samuel Pasley) no mapa da música pop.

No entanto, a música é tão simples (tanto em sua versão original quanto o remix) que chega a ser fraquíssima. Aqueles hits de verão que pouco marcam de tão sem graça e whatever, que servem apenas para ouvir e esquecer assim que Setembro bater na porta. Não que eu adore um hit descartável de verão (senão o que estaria fazendo escrevendo um blog de música pop né), mas até mesmo pra ser descartável tem que marcar de alguma maneira.

Acho que os americanos adotaram a música pelo ritmo de verão (essa pegada caribenha, dançante mas sem ser farofa) e até pra se purgar do climão de enterro que foram as doze semanas de “See You Again” no topo. Agora, se essa música será o passaporte do OMI ao estrelato, aí é o problema. A vibe da música é tão avulsa que ele me parece mais um novo MAGIC que uma nova Katy Perry.

 

Mas o topo de OMI está ameaçado pela dominação de The Weeknd. Abel Tesfaye está no ano da vida, tanto que já The Weekndconquistou quatro top 10 na Billboard, e essa semana de uma vez: o vice lider “Can’t Feel My Face” (e provável próximo #1) e o novo morador “The Hills”, que teve uma subida de duas posições. Não ficaria surpresa se o canadense conseguisse uma dobradinha no topo.

The Weeknd hitmaker pode ser uma surpresa, dado o caráter mais pesado de suas canções, e a ambientação obscura, mas a popficação do artista teve consequências bem positivas para o chart e a movimentação dos acts masculinos no pop – uma classe com pouquíssimos representates de nome – e com duas músicas muito boas no top 10, a promessa é de que o novo álbum do Abel, “Beauty Behind the Madness” seja sensacional. Com previsão de lançamento para 28 de agosto, eu já estou esperando com muita ansiedade a chegada do segundo álbum dele.

Por enquanto, CFMF está numa ascendente óbvia:  quarta posição no chart de Rádio, em segundo no chart Digital, e sexto lugar no chart de stream. A música já vem apresentando um desempenho invejável de hit massivo desde seu lançamento. Já OMI teve uma queda nas vendas, mas todas as músicas passaram por isso, já que o chart essa semana contou seis dias de vendas (enquanto na outra semana foram 11 dias contados). Quanto a “The Hills” (que é o primeiro single do novo CD), a faixa continua em quinto no chart de stream e sexto na parada digital. As rádios não vem contando significativamente para o desempenho de TH no Hot 100.


SilentóO top 10 do Hot 100 está cheio de caras novas (o que é ótimo para dar uma refrescada no mundo pop, mas para os nomes consagrados é mais um desafio, e uma delas é Silentó com “Watch Me”. Além dele, ainda tem a chegada de acts mais populares no indie/alternativo que agora aproveitam a popularidade mainstream, como Major Lazer e MO (além de DJ Snake, que já tinha aparecido ano passado com o hit memético “Turn Down For What”), e é hora de vermos se essa galera tem chances de topo.

Silentó é um novato no jogo MESMO. O rapper de 17 anos viralizou com o primeiro single da carreira, e já alcançou o peak, em #3. A música caiu para a quinta posição, mas acho que terá uma carreira longa tão longo dure o verão. O motivo é que a música é basicamente aquela dancinha viral a la Macarena, Harlem Shake e afins. A letra incentiva os ouvintes a fazerem determinada coreografia (sobra até para o Soulja Boy), mas o negócio é tão bizarro (faça a dança x, faça o movimento y) que você se pergunta por que cargas d’água um negócio desses tá fazendo sucesso. (a quem tenho que culpar????)

“Lean On” é bem mais elaborada. Eletrônico com forte pegada de música oriental, tomando emprestado os MAJOR-LAZERritmos indianos, é empolgante e tem uma série de onomatopeias que grudam no ouvido. Outra música com a cara do verão, mas “exótica” o suficiente para estar no Spotify de ouvintes casuais e de hipsters, foi uma bola dentro do Major Lazer, grupo de EDM liderado pelo DJ, produtor e enfant terrible das redes sociais Diplo, que se uniu ao DJ Snake e à voz monocórdica da MO para criar essa música que teve uma subida meteórica de oito posições na Billboard Hot 100 e chegou a uma merecida nona posição. A música é boa, tem certo apelo (apesar de não ser radio-friendly) e é bem marcante.

A música tem potencial para voos mais altos, especialmente por causa dessas subidas – no entanto, há canções que vem impactando mais no chart e que estão numa trajetória ascendente sólida, e que pode quebrar as chances de “Lean On” até mesmo ser #1. Não vejo como um #1, mas dá pra arriscar um top 5 ou top 3.

Rachel PlattenPor último, mas não menos importante, o outro viral do verão que veio subindo aos poucos nos charts e que agora fez morada na oitava posição: “Fight Song”, da cantora e compositora Rachel Platten. A música é um pop inspirador com jeito de anthem, e a própria Rachel explicou que a música é inspirada na luta dela em conseguir uma chance na indústria e as dificuldades que ela passou no caminho. A canção tem essa pegada auto-ajuda, um ritmo marcado, que lembra um pouco o trabalho da Kelly Clarkson no “Piece By Piece” e tem ecos de Sara Bareilles (apesar da canção em questão não ser piano based). O refrão é instantâneo e a música é muito cativante.

Não sei até que ponto essa música em específico pode classificar a Rachel como uma possível one-hit wonder, porque não é um smash hit massivo destruidor ouvido em todos os lugares, e sim uma música que pode sobreviver bem no chart adulto. Quem ouve rádios adulto contemporâneas pode ouvir bem músicas como FS. Pode ouvir bem vozes como a dela. E pode ouvir a sua história. Acho que um viral acontece uma vez em cada mil oportunidades, mas aqui dá pra ver que tem algo mais que uma música certa na hora certa.

 

E você, o que acha das músicas que dominam o chart atualmente?

 

Anúncios

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s