Confira os indicados ao VMA 2015

Video Music Awards 2015

Eu acredito que vocês já devem saber os indicados ao Video Music Awards 2015, que prometia ser uma premiação bem morninha, mas parece que terá shade, barraco e climão por todos os lados. Por isso, é bom ficar ligado: a cerimônia acontece dia 30 de Agosto, um domingo, e a depender da pós revelação dos indicados, a promessa é de que será uma das premiações mais divertidas em anos.

Primeiro, os indicados – algumas surpresas aparecem de cara, como a presença de “7/11” vídeo despretensioso da Beyoncé, que foi indicado a cinco astronautas de prata; além de “Bad Blood” e não “Blank Space” ter sido indicado a vídeo do ano; e as ausências de Meghan Trainor e “Anaconda” da Nicki Minaj em vídeo do ano.

VIDEO OF THE YEAR
Beyoncé – “7/11”
Ed Sheeran – “Thinking Out Loud”
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood”
Mark Ronson ft. Bruno Mars – “Uptown Funk”
Kendrick Lamar – “Alright”

BEST MALE VIDEO
Ed Sheeran – “Thinking Out Loud”
Mark Ronson ft. Bruno Mars – “Uptown Funk”
Kendrick Lamar – “Alright”
The Weeknd – “Earned It”
Nick Jonas – “Chains”

BEST FEMALE VIDEO
Beyoncé – “7/11”
Taylor Swift – “Blank Space”
Nicki Minaj – “Anaconda”
Sia – “Elastic Heart”
Ellie Goulding – “Love Me Like You Do”

BEST HIP HOP VIDEO
Fetty Wap – “Trap Queen”
Nicki Minaj – “Anaconda”
Kendrick Lamar – “Alright”
Wiz Khalifa ft. Charlie Puth – “See You Again”
Big Sean ft. E-40 – “IDFWU”

BEST POP VIDEO
Beyoncé – “7/11”
Ed Sheeran – “Thinking Out Loud”
Taylor Swift – “Blank Space”
Mark Ronson ft. Bruno Mars – “Uptown Funk”
Maroon 5 – “Sugar”

BEST ROCK VIDEO
Hozier – “Take Me To Church”
Fall Out Boy – “Uma Thurman”
Florence + the Machine – “Ship To Wreck”
Walk the Moon – “Shut Up and Dance”
Arctic Monkeys – “Why’d You Only Call Me When You’re High?”

ARTIST TO WATCH
Fetty Wap – “Trap Queen”
Vance Joy – “Riptide”
George Ezra – “Budapest”
James Bay – “Hold Back The River”
FKA Twigs – “Pendulum”

BEST COLLABORATION
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood”
Mark Ronson ft. Bruno Mars – “Uptown Funk”
Wiz Khalifa ft. Charlie Puth – “See You Again”
Ariana Grande & The Weeknd – “Love Me Harder”
Jessie J, Ariana Grande, Nicki Minaj – “Bang Bang”

VIDEO WITH A SOCIAL MESSAGE
Jennifer Hudson – “I Still Love You”
Colbie Caillat – “Try”
Big Sean ft. Kanye West and John Legend – “One Man Can Change the World”
Rihanna – “American Oxygen”
Wale – “The White Shoes”

PROFESSIONAL CATEGORIES

BEST ART DIRECTION
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood” (Charles Infante)
Snoop Dogg – “So Many Pros” (Jason Fijal)
Jack White – “Would You Fight For My Love” (Jeff Peterson)
The Chemical Brothers – “Go” (Michel Gondry)
Skrillex & Diplo – “Where Are U Now” with Justin Bieber (Brewer)

BEST CHOREOGRAPHY
Beyoncé – “7/11” (Beyoncé, Chris Grant, Additional choreography: Gabriel Valenciano)
OK Go – “I Won’t Let You Down” (OK Go, air:man and Mori Harano)
Chet Faker – “Gold” (Ryan Heffington)
Ed Sheeran – “Don’t” (Nappy Tabs)
Flying Lotus ft. Kendrick Lamar – “Never Catch Me” (Keone and Mari Madrid)

BEST CINEMATOGRAPHY
Flying Lotus ft. Kendrick Lamar – “Never Catch Me” (Larkin Sieple)
Ed Sheeran – “Thinking Out Loud” (Daniel Pearl)
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood” (Christopher Probst)
FKA Twigs – “Two Weeks” (Justin Brown)
Alt-J – “Left Hand Free” (Mike Simpson)

BEST DIRECTION
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood” (Joseph Kahn)
Mark Ronson ft. Bruno Mars – “Uptown Funk” (Bruno Mars & Cameron Duddy)
Kendrick Lamar – “Alright” (Colin Tilley & The Little Homies)
Hozier – “Take Me To Church” (Brendan Canty and Conal Thomson of Feel Good Lost)
Childish Gambino – “Sober” (Hiro Murai)

BEST EDITING
Beyoncé – “7/11” (Beyoncé, Ed Burke, Jonathan Wing)
Ed Sheeran – “Don’t” (Jacquelyn London)
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood” (Chancler Haynes at Cosmo Street)
A$AP Rocky – “L$D” (Dexter Navy)
Skrillex & Diplo – “Where Are U Now” with Justin Bieber (Brewer)

BEST VISUAL EFFECTS
Taylor Swift ft. Kendrick Lamar – “Bad Blood” (Ingenuity Studios)
FKA Twigs – “Two Weeks” (Gloria FX, Tomash Kuzmytskyi, and Max Chyzhevskyy)
Childish Gambino – “Telegraph Ave.” (Gloria FX)
Skrillex & Diplo – “Where Are U Now” with Justin Bieber (Brewer)
Tyler, The Creator – “F****** Young/Death Camp” (Gloria FX)

Agora, evidentemente, uma análise rápida das indicações – no geral, os vídeos que comportaram esse período 2014-2015 foram bons. As produções em sua maioria foram esmeradas, clipes que acompanharam ótimas músicas e ajudaram a viralizar esses singles. A MTV não fugiu da obviedade aqui – Taylor Swift é o nome do ano? Tem que enfiar mesmo a moça em todas as indicações (mas “Blank Space” é melhor que “Bad Blood”, e merecia a indicação a Vídeo do Ano).

“Uptown Funk”, o hit do ano e um dos hits da década? Indicado em todas as categorias possíveis (se bem que senti falta da indicação em Coreografia). “Thinking Out Loud”, um dos hits do ano, com um vídeo sensível e delicado? Igualmente indicado. A MTV segue o fluxo – e o fluxo é indicar os hits do ano, mesmo que os vídeos não façam jus. A sorte da emissora é de que os hits foram acompanhados por ótimos vídeos, então todo mundo merece.

Algumas surpresas positivas da premiação foram colocar o alto número de indicações ao Kendrick Lamar , que ficou com cinco indicações, liderando a corrida. Seu vídeo “Alright” é um dos contenders ao principal prêmio da noite – não se esqueça de que, tirando “Bad Blood”, nenhum outro single do Kendrick pode ser considerado um hit crossover como os outros indicados – o que mostra a força do trabalho completo do rapper e o impacto do “To Pimp A Butterfly” na cultura em 2015. Outras lembranças que mereciam uma olhada mais carinhosa foram Sia, com “Elastic Heart”, indicada a vídeo feminino; e Nick Jonas com “Chains” entre os indicados a vídeo masculino.

As ausências evidentemente mais sentidas foram as da Madonna, que trouxe clipes interessantes (mas sofre com a barreira da idade, que tira dela e de outras acts femininas mais experientes a chance de concorrer); Rihanna (que obviamente, diante de uma era tão bagunçada e de uma já divulgada rixa com a MTV, não teve chances de concorrer – apenas em Melhor Vídeo com Mensagem para “American Oxygen”); e a sempre pedida Britney Spears – mas com o desempenho problemático de “Pretty Girls”, nem mesmo um ótimo vídeo pode salvar uma era que mal começou e já parece perdida.

AGORA SENTA QUE LÁ VEM TRETA: após o anúncio das indicações, a Nicki Minaj reclamou do fato de não ter sido indicada com “Anaconda” em Vídeo do Ano, já que o clipe tinha quebrado recordes e tido impacto cultural – e que quando outras pessoas fazem a mesma coisa, são aplaudidas, indicadas e premiadas. O tweet que gerou a megatreta da noite foi aquele em que a Minaj diz que, quando são as moças magras e longilíneas de “Bad Blood”, a emissora indica. (ou seja, o modelo de beleza padrão)

Treta Nicki e Taylor 1

Aí a Taylor Swift responde que sempre a apoiou e que talvez o problema tenha sido que um dos homens tenha tomado o lugar dela nas indicações, e que não era do temperamento dela (da Nicki) incitar briga de mulheres entre mulheres. E depois ainda disse que se ela (a Taylor) ganhar, as duas podem subir ao palco.

Treta Nicki e Taylor 2

Só que a Nicki começou uma série de tweets raivosos, citando até mesmo o TIDAL e provando pontos importantes – e pontos que a Taylor perdeu. A crítica não era para a Swift, e sim para uma indústria musical que desvaloriza mulheres negras. Mesmo que você, cantora negra, se esforce para chegar lá, precisa lutar muito mais do que uma cantora branca. (o maior exemplo é a própria Minaj, que nunca alcançou um #1 na Billboard, enquanto a Iggy alcançara rapidamente com “Fancy”). Muitas vezes você precisa se afastar das raízes R&B pra hitar de forma crossover – veja como atualmente Beyoncé consegue seus hits com virais; enquanto Rihanna, que sempre foi uma artista pop, tem mais facilidade para fazer sucesso com os singles por suas músicas terem maior penetração em diversos segmentos de rádio? E onde o Grammy a coloca para concorrer com os álbuns? em “urban contemporary”… Por que não em Melhor Álbum Pop?

A Nicki estava discutindo a falta de representatividade da mulher negra nas principais premiações – só a Beyoncé (e depois a Rihanna) concorre, e é usada como token – “olha, não somos racistas, a Beyoncé tem cinco indicações, ó!” – sendo que o vídeo mais representativo do impacto na cultura pop que o VMA procura não tá na lista de indicados. A crítica não era pra Taylor Swift, ela foi usada como exemplo do que a indústria valoriza e procura em suas acts femininas. Mas ela comprou uma briga que não era dela, fez parecer que era com ela [levando muita gente a achar/concluir que ela é (realmente) uma garota mimada] e acho que deve estar fora do Twitter neste momento, porque a rede está on fire com os posts da Nicki.

Ou seja, o que era apenas reclamação virou uma discussão social importante e, para a MTV, um chamariz para o VMA, que evidentemente vai aproveitar essas tensões para criar um buzz.

E você, o que achou das indicações? Concorda com as considerações da Nicki ou é da #TaylorSquad?

Lembrando que teremos análises dos indicados das categorias com votação do público. A gente começa com o duelo de hits em “Melhor Colaboração”. Até lá!

Anúncios

Um comentário sobre “Confira os indicados ao VMA 2015

  1. Conheci o seu blog recentemente e estou adorando, achei sua análise de tudo muito boa, parabéns! Sobre a “discussão” da Nicki com a Taylor, eu acho que foram as pessoas que criaram (sabe como são os fãs de pop, né?). Eu achei que o tweet da Taylor foi mais num tom de ” Nicki, tenha mais cuidado com os exemplos, nós mulheres devemos nos apoiar” e virou o que virou pela reação das pessoas e acabou tirando a atenção pra questão levantada pela Nicki, infelizmente. Agora vamos esperar o VMA e ver no que vai dar essa história. Abraços!

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s