Demi Lovato em busca de identidade com Cool For The Summer

Demi LovatoAlém de Selena Gomez, outra ex-Disney lançou um novo single para iniciar os trabalhos do futuro álbum – é a Demi Lovato. Eu já havia comentado na resenha de “Good For You” que a Demi ainda estava em busca de identidade própria, em trabalhos irregulares e ainda muito associados ao público juvenil. Conhecida pela voz potente, letras confessionais e pela história de superação do vício em drogas, Demi tinha começado a carreira com um pop/rock nos moldes de Kelly Clarkson, depois flertou com o R&B e agora é bem pop, o que mostra o lead-single do quinto CD da carreira, a sintetizada “Cool For The Summer”.

 

 

Com Max Martin, Savan Kotecha e Ali Payami na produção, não tem muito como dar errado. Com visível influência dos anos 80, tanto na batida sintetizada (e atualizada com as guitarrinhas ao fundo do instrumental),o teclado que parece ter vindo de alguma faixa dance-pop de 86/87 de um bom One-Hit Wonder, a música tem um refrão pegajoso que pega você na primeira ouvida. Música ótima para remixes de boate e para dançar, é extremamente comercial e radio-friendly, e consegue oferecer um pulo do gato para Demi – não esquece a sua fã-base mais jovem, mas se abre para ouvintes mais adultos como música para o verão. A música é bem mais madura nesse aspecto que outros lead-singles, como “Get Back”, “Here We Go Again” ou “Heart Attack”.

Agora os problemas – que não são poucos: se Demi espera que “Cool For The Summer” ajude a sedimentar uma identidade dela para o público e colocá-la como uma pop star de fôlego, não é exatamente essa a música que pode ajudar nisso. Ser comercial e radio-friendly não significa que sua voz tenha que estar super parecida com a Avril Lavigne nos versos e a Katy Perry (ou a Jessie J) no refrão. A impressão que ficou é que essa música ficou rodando na mão de muita gente por aí e sobrou para a Demi, que não imprimiu nenhuma identidade sólida, nada que fosse dela mesmo na música. A letra é muito fraquinha – considerando que a própria cantora já ofereceu músicas mais interessantes em seu catálogo (mesmo na fase Disney) – e eu sei bem que Max Martin poderia ter se esforçado mais. Ficou um instrumental poderoso a serviço de uma letra preguiçosa – e uma interpretação até equivocada.

(e por falar em Jessie J, só eu achei que a marcação do refrão lembrou “Domino”?)

Sobre a possibilidade de sucesso, acho que a jogada da Demi aqui foi mais certeira que a da Selena, por exemplo, que colocou uma música mais arriscada para tentar hitar no verão: “Cool for the Summer” é música pra estourar no verão mesmo, pra ficar na cabeça de todo mundo, pra ouvir sob o sol quente e repetir até cansar no Spotify. Com esse refrão grudento, é muito difícil não ficar imune ao poder da canção. Como estamos em tempo de transição de vendas digitais para a dominação total dos streams com o lançamento do Apple Music, acho que a Demi vai se aproveitar desse período com boas vendas digitais, mas principalmente com audio stream – ela tem uma fã-base fiel que vai colaborar e muitos ouvintes curiosos que podem vir a gostar da música. Repito aqui o que disse na resenha da Selena: os próximos passos serão conquistar o público que ainda a vê como Disney Star e mostrar que é artista adulta. 

Mas primeiro precisa decidir que tipo de artista quer ser, de verdade.

P.S.: mas se o álbum todo vier nessa pegada, acho que o jogo pode ficar interessante…

 

Anúncios

Um comentário sobre “Demi Lovato em busca de identidade com Cool For The Summer

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s