Design de um Top 10 [20]: E você que achava que não o veria novamente

Banner-Design-de-um-Top-10O Design de um Top 10 chega ao seu vigésimo post! Honestamente, eu não achei que fosse durar tanto (para ser mais honesta ainda, nem achei que o blog fosse chegar a um ano e quatro meses), e como vinte é um número redondo, o Design de hoje tem algumas mudanças no desenvolvimento do texto; e duas adições interessantes ao cardápio: o “Essa é flop?” – um destaque para aquela música que prometeu muito mas não alcançou o sucesso – e vamos tentar entender o porquê desse single não ter chegado ao nível de hit – e se a música pode ressurgir e queimar as línguas dos analistas de música; e o “#cheirinhodehit”: trata-se da faixa que ainda não chegou ao top 10 da Billboard, mas tem chances de fazer parte desse seleto grupo.

As duas análises não vão aparecer o tempo todo – depende da música, das movimentações dos charts e até mesmo questões pessoais entram na peneira… Mas a introdução foi só para falar de mais uma semana de surpresas! na parada musical mais famosa do mundo… Ou não, se você estiver acompanhando a semana sólida de “See You Again” nos charts, que colocou a canção-tributo novamente em primeiro lugar na Billboard.

Mas será que isso é suficiente para não deixar “Bad Blood” voltar ao topo outra vez?

E essa subida de “Uptown Funk”?

As respostas, depois do top 10, claro.

Top 10 Billboard Hot 100 (13/06/2015)

1: “See You Again” – Wiz Khalifa (feat. Charlie Puth)
2: “Bad Blood” – Taylor Swift (feat. Kendrick Lamar)
3: “Trap Queen” – Fetty Wap
4: “Shut Up and Dance” – Walk the Moon
5: “Uptown Funk” – Mark Ronson (feat. Bruno Mars)
6: “Earned It” – The Weeknd
7: “Want to Want Me” – Jason Derulo
8: “Hey Mama” – David Guetta (feat. Nicki Minaj, Bebe Rexha e Afrojack)
9: “Sugar” – Maroon 5
10: “Nasty Freestyle” – T-Wayne

Wiz KhalifaApesar da audiência da música não estar tão forte quanto em outros momentos, as subidas de “See You Again” estão sólidas e altas no Mediabase, o que fez a música do Wiz Khalifa & Charlie Puth liderar a parada das rádios americanas. Essas subidas da música estão sempre entre as maiores, juntamente com faixas mais novas como a própria “Bad Blood” (no caso, o remix), “This Summer’s Gonna Hurt” (a nova do Maroon 5); além de uma faixa ainda longe do pico – “Want to Want Me”, do Derulo.

Acredito que o acumulado das rádios pode ter ajudado SYA no seu retorno ao #1, mas diante da música estar em segundo lugar no iTunes, acho que o fator que colaborou na equação vencedora da música foram os streams. Enquanto “Bad Blood” diminuiu um pouco o buzz ganho com o vídeo estrelado, “See You Again” continua reinando nos charts de streaming, contando com o apoio do Youtube e das plataformas como Spotify, Deezer, Rdio e Pandora (especialmente o Spotify). Ou seja, o maior rival da Taylor Swif em 2014/2015 – e não a Katy Perry.

(não estou dizendo que os streams são problemáticos para Taylor; apenas que em alguns momentos, ter suas Taylor Swiftmúsicas em plataformas de stream que não sejam o Youtube pode ser o somatório que faltava para deixar a música no topo. No entanto, estou falando de uma faixa que é o quarto single de um álbum historicamente bem sucedido, não acho que a Taylor ande se importando ultimamente com esses detalhes).

Por isso, acho que esse #1 de “See You Again” (que chegou à sétima semana não consecutiva no topo) pode estar ameaçado na próxima semana. “Bad Blood” pode compensar os streams com vendas digitais, aonde lidera há duas semanas, e a audiência cada vez mais crescente nas rádios. A disputa entre as duas músicas será ferrenha, com o #1 sendo decidido por muito pouco.

E você que pensava que esse verão seria chatíssimo, pode ter uma bela surpresa, como esse quinto lugar nonsense de “Uptown Funk”, subindo uma posição! Será que as pessoas ainda ouvem, ainda consomem a música? Acho que nem o Mark Ronson e o Bruno Mars se lembram mais da faixa… (ou não.) Há muito que a “Uptown Funk season” terminou, mas a música, atualmente num honroso top 20 no iTunes, ainda não desapareceu do top 10 do Mediabase, como normalmente ocorre quando hits massivos já saíram do topo. As quedas são constantes, mas volta e meia ocorrem subidas que fariam “American Oxygen” morrer de inveja.

???????????Evidentemente, a subida de UF está relacionada também com as quedas de outras músicas já em decadência no chart, o que ajuda bastante, mas como a faixa está resistindo tanto a ir embora do top 10 – e conseguindo subir? Aqui o MVP é ele mesmo, o stream. A música ainda está no quinto lugar no Streaming Songs da Billboard, e mesmo as quedas constantes nas rádios não são quedas livres – ou seja, a música ainda toca de forma constante (se não toca bastante – desculpa a rima). Ou seja, a “Uptown Funk season” não morreu, apenas se metamorfoseou em estabilidade.

(sabe como? A música empatou com “How Do I Live”, de LeAnn Rimes”, como a música com mais semanas no top 5 da Billboard na história do Hot 100, com 25 semanas. E ó, pode estraçalhar esse recorde.)

 

Vamos agora às duas novidades do “Design” de hoje – o primeiro é o ESSA É FLOP?, estrelando Carly Rae Jepsen e “I Really Like You”.

A faixa divertida e hiper catchy, lead single do novo álbum da canadense, “Emotion”, consegue ser mais grudenta e com potencial que o single que a catapultou ao estrelato – “Call me Maybe – mas apesar de um clipe viral estrelando Tom Hanks e divulgação em programas importantes (Carly emplacou até Saturday Night Live), a música não aconteceu. As rádios simplesmente ignoraram (supostamente estão boicotando IRLY), a faixa está lutando na meiúca do chart digital (45º no iTunes) em 32º nas rádios, e nem no top 25 do Streaming Charts a música está. Em #77 no Hot 100, o pico da faixa (39º lugar) parece um passado distante, e difícil de buscar.

É muito complicado dizermos que “I Really Like You” tem salvação, mas se um clipe cheio de potencial (além de um vídeo viral estrelado por Justin Bieber e Ariana Grande, que têm o mesmo empresário da Carly) e a série de divulgações não funcionaram, o que pode ajudar a música a subir?

 

E estrelando o #cheirinhodehit, as meninas do Fifth Harmony, que só conhecem o verbo subir. A girl band revelada na segunda temporada do X-Factor americano tentou, tentou, e conseguiu uma música com grande potencial: a urban-inspired filha mais nova de “Talk Dirty” “Worth It”:

Em vigésimo segundo no chart de stream, 11º no chart digital (as últimas semanas de WI foram bem emocionantes, entrando e saindo regularmente do top 10 do iTunes) e em #22 nos charts de rádio, a música só faz crescer. Apesar de ter caído uma posição na Billboard Hot 100 esta semana (agora está em #18), a trajetória da faixa é de ascensão, apesar de não ter tido uma promoção tão sortida como a da Carly, por exemplo, e com uma gravadora conhecida por não tratar bem seus acts (a Epic) por trás. Mesmo assim, elas possuem uma fã-base extremamente fiel e exigente (além de grande), e observando as movimentações, acredito que “Worth It” é o pontapé que as meninas do Fifth Harmony precisavam para sair da imagem de “artistas de show de calouros” para artistas reais – e com potencial para algo grande.

E você, o que achou dos charts esta semana?

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