Uma ou duas coisas sobre o vídeo de “Pretty Girls”

, Los Angeles, CA - 04/9/2015 - Britney Spears and Iggy Azalea film a Music Video -PICTURED: Britney Spears and Iggy Azalea -PHOTO by: Vince Flores/startraksphoto.com -VIF32550 Editorial - Rights Managed Image - Please contact www.startraksphoto.com for licensing fee Startraks Photo New York, NY For licensing please call 212-414-9464 or email sales@startraksphoto.com Startraks Photo reserves the right to pursue unauthorized users of this image. If you violate our intellectual property you may be liable for actual damages, loss of income, and profits you derive from the use of this image, and where appropriate, the cost of collection and/or statutory damages.

Em primeiro lugar, desde o lançamento do novo clipe da Britney Spears, “Pretty Girls”, com participação da Iggy Azalea, que surgiu na popsfera ontem, eu sempre tiro um momento do dia pra assistir – seja no celular ou no notebook. O clipe é delicioso, divertido, despretensioso, trash na medida certa e mostra Brit Brit à vontade como há muito tempo a gente não tinha a chance de ver.

A história, inspirada no filme oitentista “Earth Girls Are Easy” (1988), conta as peripécias de uma alien interpretada pela Iggy, que acaba caindo na Terra, na casa de uma típica garota fútil (a Britney), que dá um banho de loja na extraterrestre e logo sai com ela pelas ruas de Los Angeles, com direito a product placement bizarro, Britney fazendo a sem noção e um break no meio da música pra gente lembrar dos bons tempos da princesa do Pop – a dança não é exatamente como antes, mas ela parece mais ativa e alegre que anos atrás.

A segunda coisa relativa a “Pretty Girls” é o impacto da faixa nos charts e a capacidade de se tornar viral. Em um dia, foram mais de três milhões de visualizações do clipe no Youtube, o que é considerado problemático em se tratando de um nome lendário como Britney (para efeito de comparação, nas primeiras 24 horas, o vídeo de “Anaconda”, de Nicki Minaj chegou a 19 milhões e 600 mil visualizações). O lançamento do vídeo até está ajudando na subida da música no chart digital, mas a música ainda não pode ser considerada um grande hit.

Esse hit, que eu estava prevendo pelo caráter radiofônico, atual, com um nome popular nos charts mas com o jeito da Britney, só seria possível, evidentemente, se a Britney realizasse performances nos lugares certos e lançasse através das plataformas certas, com o buzz necessário. No entanto, “Pretty Girls” (que terá sua primeira performance numa premiação bacana, o Billboard Music Awards), após o lançamento do single, ficou jogado no meio da guerra dos charts, sem o buzz devido – sem teasers do vídeo (que só apareceram praticamente um dia antes do lançamento do clipe), sem tweets pedindo que o público comprasse a música nem a famosa radio tour e as entrevistas nos programas.

É compreensível que Britney, neste momento, esteja envolvida na residência em Las Vegas, mas a esta altura do campeonato, após o flop monumental do “Britney Jean”, o que ela precisa é de exposição para fazer a música vender. Britney Spears está chegando naquela idade fatal para as mulheres na música pop – quando elas recebem resistência fortíssima das rádios e de um público desejoso de artistas cada vez mais jovens – e para quebrar essa resistência, o buzz e o viral (especialmente nas redes sociais, mais próximos do público jovem) são importantes. O vídeo de “Pretty Girls”, com o seu caráter retrô e divertido, chamou a atenção das redes sociais e dos sites de entretenimento, mas para quem veio de uma era extremamente problemática, apenas ser “Britney Spears” não é suficiente.

Exceto se é isso que ela realmente quer.

Anúncios

Um comentário sobre “Uma ou duas coisas sobre o vídeo de “Pretty Girls”

  1. Incrível como Britney Spears não convence mais. Soa tudo muito forçado. Independente do poder de hitar da música, não hita.

    Aguardando ansiosamente post sobre “Bad Blood” e o novo single do Maroon 5.

    Abs

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s