Design de um Top 10 [16] Veloz, furioso e derrubador de recordes

Banner-Design-de-um-Top-10

Paul Walker his impact! Quando muita gente achava que “Earned It” ou mesmo “Sugar” seriam os próximos #1 na Billboard e tirariam “Uptown Funk” da liderança onde se mantém há 14 semanas (com possibilidades de empatar com “One Sweet Day” em mais semanas em #1, de acordo com perspectivas positivas – a minha já foi destronada na semana passada), estreia o novo filme da franquia “Velozes e Furiosos”, o sétimo filme, último com Paul Walker no elenco (Walker morreu num acidente de carro em 2o13) e uma das músicas da trilha sonora, a midtempo pop/hip hop “See You Again”, do Wiz Khalifa e o novato Charlie Puth, derruba todos os forninhos e salta para a primeira posição do iTunes, com vendas fortíssimas em pouco tempo de vendas.

Com o hype altíssimo de um filme recordista em bilheterias, e amparado por uma cena considerada por muitos que já viram o filme como emocionante (eu ainda não vi – porque a sessão em que eu iria estava lotada –  mas já programei ver “Velozes e Furiosos 7” nesta sexta), sem contar com o fato da música ser muito bonita, “See You Again” ganhou força e entrou no top 10 da Billboard, com possibilidades bem manifestas de ser o próximo #1 na Billboard.

E são sobre essas possibilidades o tema desse fast & furious Design de um Top 10! (com alguns trocadilhos infames sobre carros)

Top 10 Billboard Hot 100 (18/04/2015) 

#1 Uptown Funk! – Mark Ronson feat. Bruno Mars
#2 Sugar – Maroon 5
#3 Love Me Like You Do – Ellie Goulding
#4 Earned It (Fifty Shades Of Grey) – The Weeknd
#5 Thinking Out Loud – Ed Sheeran
#6 Trap Queen – Fetty Wap
#7 Style – Taylor Swift
#8 G.D.F.R. – Flo Rida feat. Sage The Gemini and Lookas
#9 FourFiveSeconds – Rihanna feat. Kanye West and Paul McCartney
#10 See You Again – Wiz Khalifa feat. Charlie Puth
???????????A velocidade de “Uptown Funk” já vinha diminuindo nas duas últimas semanas. As rádios já estavam diminuindo as audições e alguns grandes lançamentos tinham tirado a força da música no chart digital (leia-se Rihanna). No entanto, a chegada de “See You Again” acabou quebrando de vez a força da música. Apesar dos números em streamings e no airplay ainda serem consistentes, a música do Mark Ronson e do Bruno Mars já perde terreno para outras faixas, como “Sugar” e “Earned It” (a do Maroon 5 mais próxima do peak, já a do The Weeknd ainda tem pra onde crescer). Mesmo assim, os fóruns mundo afora ainda conseguem colocar UF como #1 pela décima-quinta semana, se colocando como a única música da história a chegar a esse ponto. Ou seja, o recorde da Mariah ainda continuaria de pé.
No entanto, com as vendas de “See You Again” crescendo massivamente, divulgação forte e o crescimento em todas as rádios de gênero (já que o apelo da música é bem crossover) há a chance mais forte de UF sair do topo na semana que vem. Se isso acontecer, será o fim de uma bela liderança, que durou três meses e meio. Uma liderança histórica, que coloca a duplinha dinâmica Mark & Bruno ao lado de outras músicas clássicas, inesquecíveis ou que você ama odiar, como:

“I Gotta Feeling,” The Black Eyed Peas (2009)
“We Belong Together,” Mariah Carey (2005)
“Candle in the Wind 1997″/”Something About the Way You Look Tonight,” Elton John (1997)
“Macarena (Bayside Boys Mix),” Los Del Rio (1996)
“I’ll Make Love to You,” Boyz II Men (1994)
“I Will Always Love You,” Whitney Houston (1992)

E se você ainda acha que “Uptown Funk” tem uma chance, é só dar play e ouvir mais uma vez o indefectível DOH DOH DOH DOH

 

Wiz KhalifaMas quem veio a 200 por hora passando pelos rivais como se fossem tartarugas numa fila indiana foi Wiz Khalifa com o auxílio de Charlie Puth na faixa “See You Again“. Eu fiquei acompanhando os movimentos da faixa após a estreia de “Velozes e Furiosos 7” nos cinemas e o final de semana da Páscoa mostrou uma das subidas mais monstruosas e insanas dos últimos anos (a dominação Swift não conta, a gente tá falando aqui de uma faixa de trilha sonora de filme, com um rapper famoso na cena mas com menos apelo crossover e no refrão um carinha relativamente desconhecido). A música chegou em #1 no iTunes atropelando e deixou “Uptown Funk” em segundo com uma diferença histórica. A música conseguiu subir 41 posições no Hot Digital Sales e tirou UF do topo com mais de 168 mil cópias vendidas do single. A faixa também teve uma subida meteórica no Hot 100, saindo da 84ª posição para o décimo lugar, um pulo de 74 posições. Trata-se do sexto top 10 do Wiz desde sua estreia em 2011 com “Black and Yellow” (que ficou em #1 na Bill) e a estreia de Puth no top 10 (Charlie Puth, aliás, surgiu com covers no Youtube, e em 2011 foi contratado pela gravadora da Ellen Degeneres – mas ele saiu do selo e conseguiu um contrato com a Atlantic, onde já tem uma música solo lançada este ano, “Marvin Gaye“, com featuring da Meghan Trainor. Olho no garoto).
Agora, a pergunta que não quer calar é: “See You Again”, com sua melancolia, sua pegada meio “ryan-tedderiana” e letra simples, mas eficiente, vai chegar ao topo? Tudo indica que sim, já que essas 168 mil cópias foram contabilizadas no curto período de crescimento da música no iTunes – e ainda não vão contar as vendas massivas desta semana (a previsão está em 420 mil cópias, em alguns lugares, mas esse número pode crescer); apesar da faixa ainda iniciar carreira tímida nas rádios, os streams estão começando a ajudar (especialmente dos serviços como o Spotify, já que o clipe fora lançado no início da semana),  e acredito que a força das vendas digitais será suficiente para tirar a diferença de UF nas rádios e streamings e colocar a faixa no topo.
Ainda não ficou tocado por “See You Again”? Veja o clipe aqui e recomendo que pegue seus lencinhos…

 

E você? Acha que “See You Again” é o próximo #1 na Billboard ou “Uptown Funk” aguenta mais uma semana?
Anúncios

2 comentários sobre “Design de um Top 10 [16] Veloz, furioso e derrubador de recordes

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s