Design de um top 10 [13] Cinquenta tons de sucesso

Banner-Design-de-um-Top-10

O Design de um Top 10 volta duas semanas após o Grammy com um museu de grandes novidades, alguns peaks bacanas, recordes e possivelmente um dos top 10 da Billboard Hot 100 mais diversos dos últimos anos.

O “museu de grandes novidades” fica por conta da permanência – agora por sete semanas – do smash hit “Uptown Funk”. Mark Ronson e Bruno Mars estão dominando os charts há dois meses, e mesmo com a possibilidade crescente do #1 ir embora na próxima semana (mais detalhes depois), a trajetória da canção é brilhante (afinal de contas, a música sobreviveu até à loucura pós-Grammy). Já “Thinking Out Loud” continua esperando sua chance de abocanhar a primeira posição e “Take Me To Church” estabiliza sua posição como hit constante e com possibilidades de ficar um bom tempo ainda nos charts (prepare-se, “Radioactive”! Suas 87 semanas no Hot 100 estão ameaçadas!).

Os peaks bacanas são evidentemente, cortesia de Rihanna e seus amigos Kanye West e Paul McCartney com “FourFiveSeconds”, que chegou à quarta posição após subir dois lugares; Ellie Goulding com a canção mais bem sucedida da trilha sonora de “Cinquenta Tons de Cinza” – “Love Me Like You Do”, que chegou à sexta posição; e Taylor Swift com sua “Style”, que após o clipe, colocou a música na décima posição, abocanhando um outro feito.

 

Top 10 da Billboard Hot 100 (28/02/2015)

#1 Mark Ronson – Uptown Funk (feat. Bruno Mars)

#2 Ed Sheeran – Thinking Out Loud

#3 Hozier – Take Me To Church

#4 Rihanna, Kanye West & Paul McCartney – FourFiveSeconds

#5 Maroon 5 – Sugar

#6 Ellie Goulding – Love Me Like You Do +3 *new peak* *

#7 Taylor Swift – Blank Space

#8 Sam Smith – I’m Not The Only One

#9 Meghan Trainor – Lips Are Movin

#10 Taylor Swift – Style +8 *new peak* *

 

???????????Com sete semanas em primeiro lugar na Billboard, “Uptown Funk” continua sua trajetória de sucesso nos charts. O grande hit do ano até o momento manteve a primeira posição no chart, apesar de estar em segundo no iTunes e crescendo com menos força nas rádios. A faixa ainda lidera nos streams (em #1 no Spotify Charts e com um novo viral a cada semana), mas o pico da música na sua dominação já passou. Acredito que, se não sair do #1 na semana que vem, dura uma oitava semana e cai em Março.

Mas nem tudo são notícias amargas para os rapazes tão quentes que tem de chamar a polícia e os bombeiros: a sétima semana de “Uptown Funk” deu a Bruno Mars o maior tempo em primeiro no Hot 100, entre os seus seis #1. Antes, “Locked Out Of Heaven” era a faixa com mais tempo em primeiro no chart, com seis semanas entre 2012 e 2013.  E a pergunta é: o que esperar de impacto nos charts quando ele lançar a faixa solo de seu próximo álbum?

Será que você ainda está cansado de ouvir “Uptown Funk”? Dê play!

 

Enquanto isso, na sala de Justiça, “FourFiveSeconds” consegue o peak de quarto lugar. O esforço em grupo da RihannaRihanna com Kanye West e Paul McCartney no violão e no órgão é talvez a faixa mais surpreendente do top 10 (quase acústica, uma produção simples e orgânica, numa faixa meio folk, meio country, meio pop; “Uptown Funk” também é fora da caixinha, mas um funk é algo que você espera de certa forma do Bruno Mars, mas faixa folk não é algo que o mainstream espera da RiRi) conseguiu uma boa subida na última semana por conta do famigerado “efeito pós-Grammy”, conseguindo até mesmo uma primeira posição no iTunes – antes de cair para a quarta posição, onde se encontra hoje. A música vem subindo muito bem nas rádios, mas sofre com os poucos streams do vídeo, que por sua extrema simplicidade e pouco apelo conta com poucas visualizações; além da Rihanna ter feito a Taylor e não lançado ainda FFS no Spotify (o que eu acredito ser um erro estratégico, já que a junção entre vendas digitais + rádio + streams estão colocando muita gente no topo do Hot 100 ultimamente), podem complicar uma maior ascensão.

Mas acredito que a faixa pode crescer um pouco. Um #1 poderia chegar por apenas uma semana, graças a uma apresentação memorável ou “FourFiveSeconds” ser finalmente colocado no Spotify, mas não vejo na Rihanna esse fogo por mais um #1 com essa música, especificamente.

Creio que a parte mais feliz deste trio-parada-dura é Macca: com o #4 na Billboard, o Beatle chega pela primeira vez ao top 5 do Hot 100 pela primeira vez em 31 anos! A última vez em que uma faixa do Paul chegou a este ponto do chart foi com o clássico “Say Say Say” com um tal de Michael Jackson, no final de Dezembro de 1983 e início de Janeiro de ’84 e ainda alcançou o #1 na época. #rihannaeffect

Que tal dar um apoio a RiRi e seus amigos dando play no vídeo de “FourFiveSeconds”?

 

??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????A faixa que pode tomar o #1 de assalto vem da trilha sonora de “Cinquenta Tons de Cinza”. Entre faixas inéditas, regravações e remixes de faixas conhecidas, a música da britânica Ellie Goulding “Love Me Like You Do” é a que teve o melhor desempenho da trilha – atualmente lidera o iTunes, vem conquistando subidas boas nas rádios e já vem crescendo nos streams (apesar de longe da dominação de UF). Mas ao contrário de FFS, que tem visualizações pequenas no Youtube, as views da faixa só crescem, e com o sucesso do filme nas bilheterias (além de todo o buzz promovido pela presença dos atores em entrevistas e programas) a possibilidade de que LMLYD chegue ao primeiro, marcando um momento histórico para a própria Ellie, é grande.

A música é um pop puro, bem produzido e com um refrão grudento e repetitivo. Aparece no filme numa cena “romântica” entre os personagens Christian Grey e Anastasia Steele (eu vi o filme, e a melhor coisa de “Cinquenta Tons de Cinza”, de longe, é sua trilha sonora, porque como história e romance, tem uma série de erros que incomodam muito). Não considero a melhor faixa do álbum – prefiro “Earned It”, do The Weeknd, que tem uma atmosfera mais sensual, mas entendo o maior apelo de “Love Me Like You Do” – além disso, o nome da Ellie já começou a ficar mais conhecido pelos americanos, já que a loira teve peak de #2 com “Lights” em 2010, além de bons desempenhos com “Burn” (13º em 2013) e “I Need Your Love” (em que fez featuring na faixa do DJ Calvin Harris, 16º em 2013). Ou seja, mais uma briga de conterrâneos no topo do Hot 100.

Ainda não ouviu “Love Me Like You Do”? Confira!

 

Por último, Taylor Swift, que conseguiu mais que a subida boa de “Style” – saltando oito posições após o lançamento Taylor Swiftdo vídeo, chegando à décima posição. Com o (atual) peak, Tay Tay empata com Miss Aretha Franklin na sexta posição entre as mulheres em número de top 10 na Billboard – as duas tem 17 músicas que chegaram a esse ponto do chart. Mas para buscar as outras colegas, ela vai ter que ralar um pouco mais:  a próxima da lista é Whitney Houston, com 23 top 10; logo depois vem Rihanna com 26; Mariah Carey e Janet Jackson com 27; e olhando as amigas com um binóculo, Madonna, que tem 38 top 10. A Rainha do Pop aliás, é a líder entre homens e mulheres.

No entanto, para “Style” conseguir ser #1 na Billboard, Taylor tem que se esforçar ainda mais. O fato de não ter se apresentado com a faixa no Grammy atrapalhou uma possível chance de subir mais rapidamente nos charts; e o clipe, apesar de visualmente bonito e gifável para o tumblr, não tem a potência pop de “Shake It Off” e “Blank Space”, não sendo muito legal de assistir outra vez. Tanto que, apesar do lançamento do vídeo ter ajudado nessa subida (e evidentemente, as boas subidas no iTunes e o desempenho excelente nas rádios, antes mesmo de ter sido anunciada como single), o fato é que, no fim das contas, não ajudou como se esperava – o que todo mundo imaginou era que “Style” voaria para o #1 do iTunes com o lançamento do vídeo, colocando mais de 0.5000 de diferença em relação a”Uptown Funk”. Pelo contrário: a faixa mal se moveu no top 10.

Olha, eu não sei se realmente a Taylor tá preocupada com isso (já que a loira tá vendendo horrores o “1989”), mas se você quiser ajudar nas subidas de “Style”, pode dar o play:

 

E então, o que você achou da disposição do top 10 essa semana?

Fonte: Billboard

Anúncios

Um comentário sobre “Design de um top 10 [13] Cinquenta tons de sucesso

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s