Design de um top 10 [12]: Com açúcar e afeto

Banner-Design-de-um-Top-10

Mais uma semana, mais um primeiro de “Uptown Funk”, mas como todos já sabem que a nova dupla dinâmica do pop, Mark & Bruno, vai passar mais umas belas semanas no topo (três, quatro? depende do Grammy), o Design de um Top 10 de hoje vai focar nos outros elementos deste top 10 que anda meio sem mudanças desde meados do ano passado… Já que os hits eternos “Shake It Off” e “All About That Bass” continuam no top 10.

Mas o Design de hoje tem três destaques bacanas – dois deles, graças a virais.

Top 10 Billboard Hot 100 (28/01/2014)

1. Uptown Funk – Mark Ronson feat. Bruno Mars

2. Thinking Out Loud – Ed Sheeran

3. Blank Space – Taylor Swift

4. Take Me to Church – Hozier

5. Shake It Off – Taylor Swift

6. Lips Are Movin – Meghan Trainer

7. I’m Not the Only One – Sam Smith

8. Sugar – Maroon 5

9. Jealous – Nick Jonas

10. All About That Bass – Meghan Trainor

 

Ed SheeranPrimeiro, o segundo lugar na Billboard, o hino dos casamentos, “Thinking Out Loud”, do Ed Sheeran, que pulou duas posições de forma ágil. O ruivinho emplacou mais uma, desta vez essa baladinha que é a melhor coisa do “X”. Com excelente desempenho nas rádios, grande performance nos charts (no Spotify está em segundo lugar, atrás de “Uptown Funk”) e em segundo no iTunes, a música é um hit pronto. O clipe acabou viralizando pela simplicidade e a beleza – e por mostrar o próprio Ed dançando no vídeo, ele que é meio tímido em seus videoclipes. Enquanto não consegue uma chance de beliscar o primeiro #1, a faixa está rondando, cercando, um pouco discretamente, já que o primeiro lugar é um fenômeno nas rádios. Mas, se Ed cantar essa música no Grammy, as chances de “Thinking Out Loud” de chegar em primeiro podem aumentar. (e seria muito merecido, pelo menos uma semaninha para os apaixonados!)

Se apaixone um pouquinho mais pela faixa vendo o belo clipe:

 

Outra faixa que subiu como um raio – quatro posições – foi “Shake It Off”, da queridinha Taylor Swift. Graças a um Taylor Swiftvídeo que se tornou viral, um policial dançando ao som da faixa, a música voltou ao top 5, se mantendo no top 10 mais uma semana. Para você ter uma ideia do poder dessa música, “Shake It Off” passou quatro semanas não consecutivas no topo do Hot 100, além de 17 semanas no top 10. E aparentemente, vai continuar um bom tempo por lá. Afinal de contas, apesar da faixa não ter mais a força de outros singles (“Blank Space” já está em decadência, enquanto o novo single, “Style”, já começa a subir nas rádios), a música ainda ocupa um honroso nono lugar no iTunes e, apesar de não ter o apoio do Spotify, “Shake It Off” ainda tem a força de outros serviços de Streaming e do próprio Youtube. Sem contar com a possibilidade de ser tocada no Grammy – e mesmo que não toque, o fato da música estar indicada já dá um belo buzz, o que pode manter a música no top 10 por mais algum tempo.

Continue dando views para T-Swift com o vídeo de “Shake It Off”:

 

Maroon 5Mas talvez o grande destaque da semana tenha sido “Sugar”, do Maroon 5. Marcando mais um top 10 na carreira do grupo californiano, a faixa – terceiro single do “V” – conseguiu um debut em oitavo lugar por conta do vídeo viral em que Adam Levine e seus amigos invadem casamentos. Armado ou não, o que interessa é que o vídeo virou mania, a faixa cresceu assustadoramente no iTunes e agora ocupa uma boa terceira posição. Após dois singles que também chegaram ao top 10 (“Maps”, o derivativo lead-single, ficou em sexto; e “Animals”, uma música melhor, mas com menos divulgação por parte do grupo, teve seu peak merecido na terceira posição), mas que não foram sucessos estrondosos como “One More Night” parece que o Maroon 5 conseguiu uma faixa com repercussão grande no álbum. No entanto, como o debut foi essencialmente por conta das visualizações e das vendas digitais, veremos como a faixa vai se portar nas próximas semanas, com o lançamento nas rádios. (minha suspeita? A faixa tem chances de hitar – é gostosinha, grower, tem um som mais retrô, foi uma das músicas que eu mais gostei no “V”, que é um álbum cheio de problemas.

(Aliás, parece que no clipe as noivas parecem mais empolgadas com o Adam que os noivos, hein?)

Confira esses simpáticos invasores de casamentos no vídeo abaixo:

 

 

O que você achou dos charts desta semana?

Anúncios

2 comentários sobre “Design de um top 10 [12]: Com açúcar e afeto

  1. Obrigado por você ter falado do Maroon 5 e ter posto referências aos dois primeiros singles e aos vídeos do “V”. Pra mim é sempre complicado ler críticas sobre a banda (ok, pode me chamar de fã cego rsrsrs), mas adoro ler sobre a banda. E quando as críticas vêem embasadas, como as suas, me faz parar pra pensar.
    Que o Maroon 5 apareça mais por aqui…
    Abs

    P.S – vai rolar uma análise sobre as canções indicadas ao oscar? (Ops, vai tem performance de Adam Levine na festa! Rs)

    Abs

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s