O primeiro Design de um Top 10 de 2015 vem em clima de mexidas na parada mais importante da música mundial. Após sete semanas de domínio, Taylor Swift e sua “Blank Space” abrem espaço para o groove setentista de “Uptown Funk!”, lead-single do produtor e DJ Mark Ronson com featuring do Bruno Mars para o álbum do britânico,”Uptown Special”. A faixa já estava disputando as primeiras posições com a loirinha desde o ano passado, quando trocou o #1 no iTunes com Taylor e começou a bombar nas rádios enquanto “Blank Space” estava no auge.
Agora, com o segundo single do “1989” caindo lentamente nas rádios e “Uptown Funk!” em constante crescente, o primeiro de Mark e Bruno já era uma história anunciada. Mas por que o título do post é “Seis a Um”? Logo você vai entender…
Top 10 Billboard Hot 100 (17/01/2015)
1. Uptown Funk – Mark Ronson feat. Bruno Mars
2. Blank Space – Taylor Swift
3. Take Me to Church – Hozier
4. Thinking Out Loud – Ed Sheeran
5. Lips Are Movin – Meghan Trainor
6. All About That Bass – Meghan Trainor
7. Shake It Off – Taylor Swift
8. I’m Not The Only One – Sam Smith
9. Jealous – Nick Jonas
10. Animals – Maroon 5
O título do post de hoje é “Seis a Um” porque o feito de Mark e Bruno é importante para os dois lados que criaram “Uptown Funk!”. Trata-se do primeiro #1 do produtor britânico, que já teve canções produzidas por ele no top 10 da Billboard (“Rehab”, da Amy Winehouse; e “Locked Out Of Heaven”, do próprio Bruno Mars); além do sexto topo do havaiano, o segundo sendo featuring (a outra aparição em primeiro lugar foi com o single que o apresentou ao público, “Nothin’ On You”, cujo artista principal era o B.o.B; já os outros primeiros foram com “Just The Way You Are”, “Grenade”, a própria “Locked Out” e “When I Was Your Man”). E a julgar pelos números dessa música sensacional, uma das melhores lançadas no fim do ano passado, a expectativa é de que a música continue no topo por mais tempo. Liderando com folga o chart do iTunes, com as maiores subidas nas rádios e fazendo excelente figura nos streams (mais especificamente o Spotify), as possibilidades de repetir o feito desta semana são altas – e apenas com duas apresentações realizadas em programas de impacto (o Saturday Night Live e a final do The Voice), “Uptown Funk!” vem conseguindo se sustentar sozinha. Não me surpreenderia que Mark consiga uma apresentação no Grammy, o que colocaria a música em níveis altíssimos.
*uma observação curiosa sobre o Bruno: entre os cantores masculinos com primeiro na Billboard, se o baixinho quiser passar dessa turma, vai ter que remar um pouco. Elvis Presley lidera a lista, com 18 #1’s (lembrando que boa parte deles foi conquistada numa época anterior ao Hot 100, tanto que a Billboard coloca ele com sete singles, mas aqui a gente conta tudo 😉 ), seguido por Michael Jackson com 13; Stevie Wonder (10); Elton John, Paul McCartney e Usher com nove singles em #1 cada um; George Michael com oito; e Phil Collins e Frankie Valli com sete músicas no topo. Mas o Bruno tá no caminho certo, se considerarmos que nos dois álbuns de estúdio ele emplaca dois #1 e sempre belisca algo com os featurings…
**outra observação curiosa diz respeito ao primeiro do Mark: sabe qual foi o último act masculino britânico a chegar à primeira posição no Hot 100 da Billboard? Taio Cruz (“Break Your Heart”, em 2010). Aliás, cadê Taio Cruz? Um beijo, Taio Cruz!
Já a Taylor Swift pode ter saído do topo com “Blank Space”, mas não perde a majestade. Ela está uma semana como “1989” em primeiro lugar na parada de álbuns (a Billboard 200), e apesar do segundo single já estar começando a queda, a gente não pode dizer que é queda livre. A música já não sobe com tanta força nas rádios, mas o quarto lugar no iTunes ainda é um feito. Além disso, as visualizações do Youtube ainda estão aumentando, o que dá força à loira nos streams.
Outro componente que mostra a força de Taylor em 2014-15 é a permanência de “Shake It Off” no top 10. A música ainda sobe na parada (nesta semana, foram duas posições, chegando ao sétimo lugar); e a julgar pelo provável próximo single, “Style”, que anda rondando o top 20 do iTunes e tem uma audiência pequena, mas surpreendente – a julgar que a música não foi oficializada como single pela gravadora, ainda veremos muito da Taylor este ano também. (sem se esquecer de que ela pode tocar no Grammy deste ano)

E você, o que achou do top 10 essa semana? Quais são os seus destaques?
Não tem muito o que destacar, você destacou tudo maravilhosamente bem, haha. Mas só uma observação que faço é que é interessante ver “Animals” e “Jealous” do Maroon 5 e Nick Jonas, respectivamente, fechando o Top 10 depois de um tempinho após serem lançadas, e ao meu ver são hits um tanto improváveis, principalmente a faixa do Nick. Mas nem é por isso que eu fico surpreso… é que tem a queridinha da américa, Ariana Grande, com seu mais novo single “Love Me Harder” por aí e a gente nem vê no top 10, mas vê essas duas canções. Curioso. Mas, como já disse, amo demais o seu blog e não vou deixar de passar por aqui tão cedo 😉
A faixa do Nick deu uma estabilizada boa, e sobreviveu ao freeze de fim de ano e aos Gift Cards – já “Animals” é um grande mistério pra mim, porque de certa forma, a música (assim como o CD em geral) nem emplacaram de forma massiva como o “Overexposed”.
Quanto a “Love me Harder”, ela tinha ficado um tempo no top 10 e agora foi embora (acho que de uma vez), porque só sobreviveu por conta das subidas nas rádios (bem altas, entre as maiores no Mediabase #NotABadThingFeelings), enquanto no iTunes a faixa está no top 20. Não sei se retorna com o próximo single – acho que ela já vai começar os trabalhos do terceiro álbum.