Retrospectiva Grammy Nominations Concert [2]

grammy-nominations

Continuamos a retrospectiva das apresentações do “Grammy Nominations Concert” falando um pouco sobre como é o processo de votação até chegar nos indicados que serão revelados no dia cinco de dezembro. O caminho é complexo e dá margem a situações meio esquisitas no final do processo, mas em geral, consegue abranger com certo equilíbrio o melhor e o mais popular na música no ano que passou.

Os membros da Academia e as gravadoras submetem, primeiramente, as músicas que podem concorrer ao Grammy – e que sejam elegíveis entre o dia primeiro de outubro de 2013 e 30 de setembro de 2014, por exemplo, para tentar conseguir uma indicação para a premiação de 2015. Sendo elegíveis, os membros da Academia, todos envolvidos no processo criativo e técnico de gravação de álbuns, participam da escolha dos cinco finalistas em cada categoria; e depois a votação final, que define os vencedores do Grammy.

Depois, ocorrem sessões de revisão, em que cerca de 150 especialistas em várias categorias musicais ouvem as canções e analisam se essas músicas estão realmente nas categorias às quais foram submetidas – para evitar qualquer tipo de confusão, como uma música claramente R&B concorrendo na categoria Pop.

A primeira parte da votação de fato funciona assim: os membros devem votar apenas nas áreas nas quais eles são especialistas; no entanto, eles podem votar também em até 20 categorias nas áreas de gênero musical, além do chamado “Big Four”.  No entanto, em outras categorias especíifcas (a exemplo de mixagem de som, capa e remixes), a votação é realizada por um comitê de membros votantes que não é o mesmo que vota nas categorias de gênero.

Após a escolha dos indicados, é hora de votar nos vencedores – tanto os indicados de categorias de gênero quanto o de categorias específicas são votados pelos membros da Academia, que podem votar em até 20 categorias nas áreas de gênero musical, além do “Big Four”. E os vencedores são revelados na tradicionalíssima cerimônia do Grammy, que pode consagrar muita gente ou dar um belo up na carreira do vencedor.

Por falar em vencedores, é hora de continuar o esquente para o show “A Very GRAMMY Christmas”, que vai revelar na sexta-feira os indicados a Álbum do Ano com a apresentação de um grupo vitorioso na premiação.

Black Eyed Peas, “I Gotta Feeling” (2009)

O grupo americano se reinventou no eletropop com o álbum “The E.N.D”, que no Grammy do ano seguinte a essa apresentação, em 2010,  concorreu a seis prêmios e ganhou três Grammies: Melhor Álbum Pop, Melhor Performance Pop de um Duo/Grupo, por “I Gotta Feeling”, e Melhor Vídeo com “Boom Boom Pow”. Com esse CD, e especialmente a canção “I Gotta Feeling”, Will.I.Am e sua turma colocaram o eletropop na música pop (junto com o “The Fame”, da Lady Gaga) e colocaram todo mundo para dançar – além de terem inspirado uma série de artistas a seguir essa linha mais eletropop. O sucesso do Black Eyed Peas em 2009 foi tamanho que os organizadores do show dos indicados ao Grammy colocaram o grupo pra cantar duas vezes a mesma música, a icônica “I Gotta Feeling”, como nessa apresentação meio miada, mas que colocou artistas e anônimos em vídeos cantando a faixa, que marcou uma geração.

Curiosidade: Um dos membros mais conhecidos do Black Eyed Peas é a Fergie, que além de ser a voz feminina e cheia de atitude do grupo, também se lançou numa bem sucedida carreira solo, com o debut “The Dutchess” (2006). Como cantora solo, Fergie conseguiu uma indicação em 2008 por Melhor Performance Pop Feminina por “Big Girls Don’t Cry” em 2008 (um dos hinos do fim da década), e levou em 2012 por sua contribuição nos vocais da faixa “All of The Lights”, de Kanye West (por Melhor Música de Rap e Melhor Colaboração de Rap).

A próxima retrospectiva vai trazer outra apresentação relativa às performances de 2010. Não perca!

Anúncios

Um comentário sobre “Retrospectiva Grammy Nominations Concert [2]

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s