Voltamos à nossa programação normal com mais um Design de Um Top 10, primeiro falando da mulher do ano, Taylor Swift. Além da loirinha ter conseguido manter o primeiro single, “Shake It Off”, no top 3 da principal parada de singles americana, ela ainda conseguiu um novo #1, com “Blank Space”. Será que o “1989” será o “Teenage Dream” da Taylor?
Mas o top 10 também é feito de novidades: além de BS, outras duas músicas estão estreando no top 10. E como estamos chegando ao final do ano, os grandes hits do verão começam a se despedir da parada (bye bye “Bang Bang”) enquanto midtempos começam a aparecer com força nos charts.
Top 10 Billboard Hot 100 (29/11/2014)
1. Taylor Swift – Blank Space
2. Meghan Trainor – All About That Bass
3. Taylor Swift – Shake It Off
4. Maroon 5 – Animals
5. Tove Lo – Habits (Stay High)
6. Hozier – Take Me To Church
7. Bobby Shmurda – Hot Boy
8. Jessie J, Ariana Grande & Nicki Minaj – Bang Bang
9. Sam Smith – I’m Not The Only One
10. Nick Jonas – Jealous
Primeiro é hora de falar de Taylor Swift. Com “Blank Space”, a cantora-compositora alcança mais um recorde na Billboard: ela é a primeira mulher a se substituir no topo da parada – o lead single “Shake It Off” era o #1 anterior. Nada mais óbvio, já que a faixa, uma das mais bem criticadas do álbum “1989”, ganhou um excelente clipe (que teve recorde de visualizações, mesmo tendo vazado antes do tempo – e você sabe, visualizações = streams = pontos para o chart), e mesmo sem o apoio do Spotify, a faixa é uma das que mais cresce nas rádios e está em primeiro lugar no iTunes. E pra completar, a Taylor será uma das performers do American Music Awards, a segunda premiação mais importante da música americana – atrás apenas do Grammy – e conhecida por ter performances de altíssima qualidade. Com certeza a Taylor vai se manter muito tempo no topo…
A invasão britânica continua, e agora os homens é quem mandam! Sam Smith colocou mais uma faixa do elogiado álbum de estreia “In The Lonely Hour” no top 10 – e desta vez é a mid “I’m Not The Only One“. Após o estrondoso sucesso de “Stay With Me” e a boa repecurssão de “Latch”, faixa do Disclosure que tinha os vocais do britânico como featuring, é claro que as pessoas logo iam pensar: “será que Sam Smith seria apenas chuva de verão ou vai dar liga?”. Pois é, parece que o Sam está seguindo direitinho os passos da conterrânea Adele (com quem é constantemente comparado) e está emplacando mais uma música na Billboard! Em sétimo lugar no iTunes, subindo nas rádios feito um furacão e em terceiro lugar nos charts semanais do Spotify (lembre-se de que Taylor Swift não está com o catálogo no serviço), a música é mais um hit para a coleção do rapaz. Outra música sensacional do ano, o nono lugar no Hot 100 é apenas o mérito por um trabalho bem feito e a atenção do público americano para as letras confessionais do Sam. E ele vai participar do AMA, hein…
A surpresa do top 10 atende pelo nome de Nick Jonas e sua “Jealous”. Quem imaginava que o ex-Jonas Brothers, sumido da mídia, retornaria com um álbum tão bom e um hit nas mãos? A faixa teve uma bela subida (pulou 13 posições para chegar à décima colocação), graças a subidas constantes nas rádios, no iTunes, além de apresentações certeiras nos principais programas, um remix delicioso com a Tinashe e entrevistas saidinhas (“Nick cresceu e deixou de usar o anel da castidade!”; “Nick Jonas sem roupa”). A música é muito boa, mas com um marketing agresssivo desses, não tem quem não se interesse em saber se o material novo do cantor faz jus à sua nova persona sexualmente ativa. Nick Jonas não vai se apresentar no AMA, mas não duvide de que o rapaz consiga algum “Today Show” ou “Good Morning America” daqui até o final do ano e esse décimo lugar não será o peak.
E aí, o que achou do top 10 de hoje e de seus novos moradores?