Após o reinado de “Fancy” na primeira posição do Hot 100, o reggae engraçadinho do Rude chega à quarta semana em primeiro lugar na Billboard. A construção do top 10 está bem diferente da nossa última análise, e por isso, o “Design de um Top 10” mostra as novidades deste mês de agosto na principal parada americana. Afinal de contas, o verão por lá ainda não acabou e tem muita água pra rolar debaixo dessa ponte!
Top 10 Billboard Hot 100 (13/08/2014)
#1 MAGIC! – Rude
#2 Sam Smith – Stay With Me
#3 Iggy Azalea – Fancy (feat. Charli XCX)
#4 Nico & Vinz – Am i Wrong
#5 Ariana Grande – Problem (feat. Iggy Azalea)
#6 Jessie J, Ariana Grande & Nicki Minaj – Bang Bang
#7 Maroon 5 – Maps
#8 Meghan Trainor – All About That Bass
#9 Sia – Chandelier
#10 Disclosure – Latch (feat. Sam Smith)
Começamos, claro, falando dos primeirinhos. Atualmente, os canadenses do MAGIC! já não estão liderando o chart digital e as subidas deles não são as maiores das rádios, mas o grupo pode se orgulhar de ter “Rude” como uma das músicas do verão em 2014 segurando hits como “Problem” e “Maps”. A música, um reggae-pop divertidinho sobre um cara pedindo a mão da namorada em casamento para um sogro meio ameaçador, pode até deixar a primeira posição na semana que vem (o que me parece bem provável, observando os movimentos do iTunes e das rádios), mas deu uma boa visibilidade para o grupo. Ainda não ouço os sons de um próximo single nos EUA no horizonte; por isso, os riscos do MAGIC! ser mais um one hit wonder na terra do Tio Sam são grandes.
Enquanto isso, o Maroon 5 segue lucrando com o lead-single do “V”, “Maps“. A música, que teve seu peak semana passada – uma sexta posição, não prosseguiu com sua curva ascendente por algumas razões, incluindo 1. o fato de não ter sido um single estourado de cara (em relação aos leads anteriores) – o que pode ser compensado pela apresentação no VMA, dia 24, já marcada; 2. a estreia explosiva do single girl-power do ano, “Bang Bang“, da Jessie J com featuring de Ariana Grande e Nicki Minaj. O trio parada dura estreou em sexto no Hot 100 e tem grandes chances de subir. Além disso, a estreia de BB foi um momento importante para as três
artistas: é o peak da britânica na parada americana – igualando o pico da Jessie com “Domino”, no já distante 2012; marca mais um top 10 da Miss Grande, colocando a jovem com duas músicas no top 10; e é o décimo Top 10 da Minaj, colocando a trinitina como a rapper feminina com mais top 10 na história do Hot 100. O que é um peak na vida de três pessoas…
E por falar em peaks, Sam Smith vem tendo um 2014 maravilhoso. Com duas músicas no top 10 do Hot 100 (além de “Stay With Me”, o britânico é feautring em “Latch“, do Disclosure), Sam conseguiu o pico em #2 com SWM, e a faixa tem grandes chances de conseguir o topo. Liderando o Mediabase e em sexto no iTunes, está em crescimento nas rádios e nos streamings enquanto a faixa do MAGIC! está começando a curva descendente. Ele merece ser reconhecido pelo bom trabalho; além disso, o álbum debut do rapaz, “In The Lonely Hour”, é um encanto. E as chances de aparecer no Grammy aumentam ainda mais…
Já na categoria “possíveis one hit wonders”, você pode escrever na sua caixinha de memórias da década de 10 do século XXI o nome de Meghan Trainor. A gente não pode adivinhar o futuro, mas o cheirinho de sucesso passageiro emana da jovem cantora-compositora, que chegou ao seu pico momentâneo no hot 100 com a faixa divertidinha de autoestima “All About That Bass“, na oitava posição. Momentaneamente, a faixa superou “Bang Bang” e “Anaconda”, segundo single da Nicki Minaj, e está em primeiro no iTunes, após remar muito e conquistar muita gente com a música, um pop meio retrô com batidas doo-wop. A faixa saltou vinte posições, graças também aos streamings conquistados pelo clipe e o impulso dado pelas rádios, que começaram a abraçar a música. Será que Meghan pode beliscar esse topo? Será que ela tem chances de sobreviver até o próximo verão? Só o tempo dirá…
E aí, o que você achou do Top 10 desta semana?