Design de um top 10 [5] Hits do ano em #1 e #2

Se tem um top 2 que todo mundo já sabia que ia acontecer (incluindo este humilde blog, que estava antecipando o sucesso das músicas), é “Fancy” em #1 na Billboard, com “Problem” em #2. As duas músicas tem participação da rapper australiana Iggy Azalea, seguramente um dos nomes (se não o nome) do verão americano. Além disso, o segundo lugar de “Problem” no Hot 100 coloca Ariana Grande, que já tinha obtido um top 10 com “The Way”, seu single de estreia, como um dos nomes mais quentes da esfera pop em 2014.

Mas nem só de meninas extravagantes e problemáticas vive este “Design de um Top 10”.

Top 10 Billboard Hot 100 (04/06/2014)

#1 Iggy Azalea – Fancy (feat. Charli XCX)
#2 Ariana Grande – Problem (feat. Iggy Azalea)
#3 John Legend – All Of Me
#4 Pharrell Williams – Happy
#5 DJ Snake & Lil Jon – Turn Down For What
#6 Katy Perry – Dark Horse (feat. Juicy J)
#7 Jason Derulo – Talk Dirty (feat. 2 Chainz)
#8 Nico & Vinz – Am I Wrong
#9 Justin Timberlake – Not a Bad Thing
#10 Jason Derulo – Wiggle (feat. Snoop Dogg)

Iggy AzaleaPrimeiro vamos falar dos recordes: “Fancy” é um marco pra carreira de Iggy Azalea, já que ela se iguala aos Beatles como os dois únicos artistas que alcançaram a primeira e a segunda posição com os dois primeiros hits no Hot 100 (os quatro garotos de Liverpool fizeram isso com “I Want To Hold Your Hand” e “She Loves You”). Iggy também é a quarta rapper a chegar à primeira posição no Hot 100, seguindo os passos de Lauryn Hill com “Doo Wop (That Thing)”, Lil Kim e o girl power em “Lady Marmalade” e Shawnna com Ludacris em “Stand Up”). Além disso, é o primeiro #1 da australiana, que chegou de mansinho aos Estados Unidos, com clipes bem elaborados e músicas pop/hip-hop extremamente comerciais, chegando à viral “Fancy”, com o clipe mais cool do ano, inspirado em “As Patricinhas de Beverly Hills”. Podemos questionar a profundidade de seu som, ou o quanto o hip-hop dela tem jeitão de hip-hop de butique, pra gente que não entende nada do gênero, mas Iggy trabalhou quieta e mansamente pra chegar a esse nível, e merece o retorno.

(sem contar que “Fancy” é o primeiro #1 da Charli XCX! Parabéns!)

Se Iggy Azalea neste momento é a rainha dos charts, podemos dizer que Ariana Grande é a princesinha, né? ¯\_(ツ)_/¯ Piadas de Ariana Grandequinta categoria à parte, “Problem” surgiu como um hit pronto, e está fazendo por onde. O chart-run da música é impecável (só para ter uma ideia, o debut do single foi #3, e nunca saiu do top 5 desde a estreia. Ariana já divulgou a faixa em awards e programas de TV, e toda essa performance incrível do single aconteceu sem um clipe, esperadíssimo por fãs e admiradores da garota vinda da Nickelodeon, e sem outras formas de buzz sobre o álbum, que ainda não tem nome nem tracklist. Imagina na copa?

Jason DeruloOutro single que eu andei vendendo o sucesso – e que alcançou a décima posição no Hot 100, pulando dez posições, é o urban “Wiggle“, do principal nome do R&B em 2014, Jason Derulo. A música, que tem featuring de Snoop Dogg, é uma das que mais cresce nas rádios e está no top 10 do chart digital. E para quem não sabe, Derulo não é um estranho no ninho do top 10 – esta é a quinta vez que o americano aparece entre os dez mais do Hot 100, após a sequência de hits do primeiro álbum (“Whatcha Say”, que foi #1; “In My Head” – em quinto; e “Ridin’ Solo”, que peakou em 9º) e o smash “Talk Dirty”, que ainda resiste nas primeiras posições (na sétima posição). Este realmente é o ano do Derulo, que voltou com um ótimo CD – eu recomendo!

Agora, a grande surpresa do top 10 é a oitava posição da dupla norueguesa Nico & Vinz (antes denominados Envy) com a música Nico & VinzAm I Wrong“, que alcançou a oitava posição. A faixa, um pop polido com percussão marcada e uma guitarra charmosa, meio vintage, e uma letra cheia de filosofia, não é exatamente o que os americanos andam ouvindo ultimamente, mas eles às vezes acertam no gol de uma forma bem inteligente. O chart digital mostra o sucesso da faixa, que está em quarto no iTunes, e as rádios abraçaram a música, que já está na fila das vinte músicas mais tocadas nas rádios – e apesar de não ser urbanzão batidão quebração, tem algo solar que vale a pena dar uma ouvida.

Fontes: Billboard

Anúncios

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s