Os maiores destaques do ano que passou continuam a ser premiados nesse verão (americano), desta vez com a Billboard dando os prêmios! É o Billboard Music Awards, que neste ano tem como os maiores indicados Lorde e o Imagine Dragons com 12 nomeações, seguidos pelo Justin Timberlake com 11 (incluindo Top Artist – que seria algo como “Artista do Ano” e Billboard 200 Album), Katy Keene aka Katy Perry com 10, Miley Cyrus com nove indicações e o duo hip hop Macklemore and Ryan Lewis com oito indicações.
O show acontece dia 18 de Maio, em Las Vegas, e apesar da lista de performances não parecer muito atrativa (ainda podem ter adições daqui até o grande dia) com Luke Bryan, Jason Derulo, 5 Seconds of Summer, Florida Georgia Line, Imagine Dragons, John Legend, OneRepublic e Jennifer Lopez (que vai receber o prêmio Icon na noite), os indicados são bem interessantes, mostrando o quanto mesclado e surpreendente foram os charts do ano que passou.
Lembrando que o Billboard Music Awards premia não apenas os artistas e os álbuns dentro de um destaque geral, ou por gênero musical como também seu apelo nas mídias sociais (com o prêmio “Top Social”), nas rádios e no mercado digital. Então, abrange todo mundo!
Confira primeiro os indicados: (depois do pulo)
Top Artist
Miley Cyrus
Imagine Dragons
Bruno Mars
Katy Perry
Justin Timberlake
Top Hot 100 Song
Miley Cyrus
“Wrecking Ball”
Imagine Dragons
“Radioactive”
Lorde
“Royals”
Katy Perry
“Roar”
Robin Thicke feat. T.I. & Pharrell
“Blurred Lines”
Top Billboard 200 Album
Beyoncé
“Beyoncé”
Luke Bryan
“Crash My Party”
Drake
“Nothing Was The Same”
Eminem
“The Marshall Mathers LP 2”
Justin Timberlake
“The 20/20 Experience”
Top Duo/Group
Florida Georgia Line
Imagine Dragons
Macklemore & Ryan Lewis
One Direction
OneRepublic
Top New Artist
Bastille
Capital Cities
Ariana Grande
Lorde
Passenger
Top Touring Artist
Beyoncé
Bon Jovi
P!nk
Rihanna
Bruce Springsteen & the E Street Band
Top Male Artist
Luke Bryan
Drake
Eminem
Bruno Mars
Justin Timberlake
Top Female Artist
Beyoncé
Miley Cyrus
Lorde
Katy Perry
Rihanna
Top Hot 100 Artist
Miley Cyrus
Imagine Dragons
Lorde
Katy Perry
Justin Timberlake
Top Billboard 200 Artist
Beyoncé
Luke Bryan
Eminem
One Direction
Justin Timberlake
Top Digital Songs Artist
Miley Cyrus
Imagine Dragons
Lorde
Macklemore & Ryan Lewis
Katy Perry
Top Radio Songs Artist
Imagine Dragons
Lorde
Bruno Mars
Katy Perry
Justin Timberlake
Você pode conferir os outros indicados no site da Billboard. Agora, pra sentir o clima da premiação, eu vou deixar aqui algumas apresentações de astros que já passaram pelo Billboard Music Awards.
Começamos com uma das maiores destruições num palco nos últimos anos: Beyoncé e uma apresentação que abusou dos efeitos visuais misturando com o batidão marcado de “Run The World (Girls)” durante a edição de 2011, quando ela recebeu o Millenium Award.
Tudo bem que a Britney não parecia estar em seu momento mais animado, mas todo mundo estava esperando o encontro entre a Princesa do Pop e Rihanna, para que as duas pudessem abrir o Billboard Music Awards de 2011 (o mesmo ano do show-stopping da Bey) ao som do remix #1 de “S&M”, um dos hits da barbadiana. Pelo menos a expectativa de ver as duas juntas não foi frustrada.
Andando um pouquinho mais à frente no tempo – mais precisamente em 2013 – a abertura do Billboard Music Awards daquele ano teve um sabor retrô, com a apresentação do Bruno Mars e sua “Treasure”, um dos hits que basicamente emulou o gênero que hitou naquele verão americano com cheirinho de disco espelhado, meia lurex e calça boca-de-sino. Se existe uma coisa que eu gosto no Bruno é como ele consegue pegar referências antigas, torná-las modernas sem parecer datadas e ainda parecer algo que ninguém fez antes. Bem vindo à música pop!
Agora é hora de voltar (de verdade) no tempo, e encerrar essa série de vídeos com uma mostra da velha e boa Britney – não aquela jovem senhora meio entediada de 2011, e sim a garota incansável e com “fogo nos olhos” da premiação de 1999, em que apresentou uma versão remixada de “Baby One More Time” e “(You Drive Me) Crazy”. Ainda no início de carreira, dá pra ver aqui um aperitivo do que Britney faria nos próximos anos, o pequeno show que ela mostrou ao público. E uma prova de que Brit sempre foi distante da Madonna – ela é totalmente influenciada pela Janet Jackson.