Design do top 10 da Billboard [2] Enquanto Happy domina o mundo…

É hora de falar sobre charts, com o segundo post “Design do Top 10 da Billboard”! Desta vez, vamos conferir os destaques entre os dez primeiros colocados nesta semana da parada mais disputada do mundo.

Top 10 Billboard Hot 100 (19/04/14)

01 01 14 Pharrell Williams, Happy

02 02 26 John Legend, All Of Me

03 03 29 Katy Perry Featuring Juicy J, Dark Horse

04 04 16 Jason Derülo Featuring 2 Chainz, Talk Dirty

05 05 19 Idina Menzel, Let It Go

06 06 34Bastille, Pompeii

07 07 28 Lorde, Team

08 09 42 OneRepublic, Counting Stars

09 08 15 Aloe Blacc, The Man

10 10 15 DJ Snake & Lil Jon, Turn Down For What

Dá pra ver que a parada está imutável, com os suspeitos de sempre dominando (“Happy”, “Dark Horse”, “All of Me”, “Talk Dirty”, que – exceto pelo neosoul de Pharrell – trocam de posições). No entanto, se formos até os charts digitais e na audiência das rádios, vamos percebendo desgaste entre as canções que mais hitaram no início de 2014. Bom lembrar que estamos em Abril, e logo os artistas vão lançar singles para o Verão americano, as canções mais catchy do catálogo, e finalmente saberemos o que vai mandar mesmo na parada de sucessos. Então, essa é uma fase de transição, onde apesar dos players famosos estarem no topo e o resto da parada ter sofrido interessantes alterações da última vez que passei por aqui, talvez os moradores das últimas posições do top 10 estejam um tanto distantes de um #1. Vamos conhecer três deles.

OneRepublic1. Quem conhece o OneRepublic sabe que a banda do letrista Ryan Tedder é conhecida por suas canções de pop rock inofensivo, uma coisa meio Coldplay light, e pelos singles que se eternizam nas rádios. É o caso de “Counting Stars”, na oitava colocação da Billboard. A música já visitou o top 10 do iTunes (atualmente está em 36º), mas onde ela fez carreira mesmo foi nas rádios, onde cresceu aos poucos e agora está tranquilo no top 10 do Mediabase. A música é um daqueles singles “positivos”, enaltecendo as coisas simples da vida em detrimento de uma existência vazia num mundo consumista. É bem viciante, mas nada muito diferente do que o OneRepublic andou fazendo nos últimos anos. Quanto ao futuro, a carreira da música pertence mesmo ao top 10. Não creio que a música, mesmo sendo up, sobreviva ao imprevisível verão americano.

 

 

2. Uma das minhas preferidas do ano – e que já cansei de elogiar por aqui – é “The Aloe BlaccMan”, do Aloe Blacc. Moradora já do Top 10, que parece estar dando adeus ao grupo de privilegiados (caiu uma posição, agora em nono lugar), é um soul inspirador e autoconfiante que sampleia o clássico de Elton John, “Your Song”, num dos refrões mais cativantes do ano. Já mofa nas primeiras colocações do iTunes há um bom tempo, e só agora vai subindo posições nas rádios, por isso, acredito que tenha vida longa ainda nos charts – principalmente por não ser uma canção pop, que é de fácil e rápida digestão. Acredito que as rádios adultas ainda darão um boost ao trabalho do cantor, que já deveria lançar um novo single de trabalho, hein? Pra repetir o sucesso-surpresa de “The Man”…

 

 

DJ Snake3. Enquanto alguns parecem se despedir do top 10, outros chegam com cara de “arrombando a festa”. É o caso de “Turn Down For What”, parceria do DJ Snake (produtor que surgiu pro mundo produzindo faixas do álbum “Born This Way” da Lady Gaga, a exemplo da faixa-título e “Government Hooker”) com o rapper Lil Jon, atual detentor da décima posição no Hot 100 da Billboard, oitavo lugar no iTunes e com subidas consideráveis no Mediabase. Uma mistura de hip hop mais tradicional com a pegada eletrônica, meio trap, é música pras pistas, apenas com alguns versos intercalando. É basicamente um “corpo estranho” num top ten diverso e interessante musicalmente. Tem quem goste, tem quem deteste, tem quem fale mal mas vai ralar até o chão quando ouvir as primeiras batidas (\o) mas saiba de uma coisa: você vai ouvir muito “Turn Down For What” nas próximas semanas.

 

 

 

 

E então? O que acha do top 10 essa semana? Já começa a sentir saudades dos moradores dos lugares mais disputados do Hot 100 ou está dizendo “já vão tarde”? Deixe sua resposta nos comentários!

Anúncios

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s