Muito luxo, ostentação e revenge em “G.U.Y”, de Lady Gaga

Lady Gaga GUY print

Para delírio dos Little Monsters, a Mamãe está de volta! Lady Gaga, após sete meses sem um clipe, e com uma era cheia de situações confusas – o não lançamento de “Do What U Want”, parceria com R.Kelly, a indecisão sobre o terceiro single, declarações cheias de mensagens subliminares na rede social dedicada a ela e os LM – retoma os trilhos do “ARTPOP” com o vídeo suntuoso do terceiro single do álbum, “G.U.Y”.

O vídeo tem 11 minutos e 46 segundos, sendo quatro deles só os créditos finais, ao som de “MANiCURE” (Valesca Popozuda agradece), uma das faixas do CD, então, quando chegar o silêncio da canção, pode dar stop e pensar nas teorias do clipe 😉 Os sete primeiros minutos são compostos por uma intro com duas canções do “ARTPOP”: a faixa-título e “Venus”, o segundo single-que-foi-substituído-e-depois-seria-o-terceiro, enfim… A história começa com um bando de caras engravatados pegando dinheiro de todos os cantos, incluindo o de um anjo caído (Lady Gaga), tudo ao som de “ARTPOP”. Depois, ela chega até uma mansão, onde é resgatada e renasce das cinzas ao som de “Venus”, para depois arrebentar tudo com “G.U.Y.” e uma série de coreografias mais vistosas do que as que Gaga apresentou em “Applause”, seu lead single.

O que eu interpretei assistindo duas vezes ao vídeo é que Gaga está criticando a gravadora que, aparentemente, brigou com ela e encrencou com todas as ideias da Mother Monster durante a era. Ela teria sido sugada, destruída e explorada por aqueles que só queriam dinheiro dela e depois a cuspiram. Logo depois, resgatada num lugar que remete à arte (Hearst Castle, casarão que pertencia milionário William Randolph Hearst, onde tem grandes coleções de arte e antiguidades) e recuperada, ela parte para a vingança contra todos aqueles que queriam ela sendo uma “pop singer qualquer”, por isso ela retorna jogando dinheiro para cima e destruindo os executivos que tentaram matar sua arte. O caráter pop fica com Andy Cohen e as Real Housewives  de Beverly Hills fazendo cameos engraçadinhos no clipe – além da injeção artística que Gaga leva à indústria musical vir de Michael Jackson, Gandhi e Jesus Cristo.

O clipe foi um acerto da Gaga. O vídeo é bem dirigido, a imagem dela está mais agradável ao público e é melhor que Applause, que apesar do seu tempo “normal”, era esquisito e meio claustrofóbico. No entanto, achei bem desnecessária a inclusão de “ARTPOP/Venus” como introduções, já que esses momentos do clipe não ficaram tão interessantes e bem resolvidos como em “G.U.Y” – o clipe é bem dirigido a partir daí (tem um ponto em “Venus” no qual a filmagem mostra Gaga sendo levada pra piscina enquanto toca um ponto bem forte da música, enfraquecendo a sequência e a música utilizada).

Ao mesmo tempo, o terceiro single da Mother Monster é outro problema. “G.U.Y.” não é exatamente a música mais comercial do cd, e ainda soa datada para 2014, em que a configuração musical não está tão aberta ao eletropop.  A escolha mais safe seria “Gypsy”, com um caráter mais universal, lembrando um single querido de Gaga (“The Edge Of Glory”, de “Born This Way”) e sendo mais pop que eletro. Veremos como a canção vai se sair no iTunes e nas rádios – se o clipe dará o impacto que a música precisa – e principalmente, se o clipe vai viralizar, se tornar meme, como foi “Wrecking Ball”, “Happy” e “Blurred Lines” (o que eu acredito ser difícil para o público geral).

Por fim, acho que esse será o último clipe da era “ARTPOP”, antes dela sair em turnê. Há rumores de que Gaga lance a segunda parte do cd, o Act II, mas se essa nova leva de músicas for no mesmo estilo que o Act I, é melhor ela esquecer essa história e deixar pra lançar um novo álbum lá pra 2015.

Qual a sua teoria para “G.U.Y”, hein? Deixe seu relato nos nossos comentários!

Anúncios

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s