JoJo mostra suas garras com o EP #LOVEJO

Cover EP LoveJo2014 está sendo declarado como a continuação do sucesso da Beyoncé, ou do aguardado retorno da Rihanna, ou do provável CD da Adele, e da dominação de Katy Perry. Mas outro retorno aguardado por quem gosta de música é o de Joanna Levesque aka JoJo. Se você não se lembra da JoJo, ela foi a garota de 16 anos que estourou mundialmente com o hit “Too Little Too Late”, que alcançou até mesmo a terceira posição na Billboard. Die-hard fans e outros mais conhecedores de música devem lembrar de que JoJo foi um mini-fenômeno aos 14 anos, quando lançou seu primeiro álbum, com o sucesso “Leave (Get Out)”, e se tornou uma mania juvenil.

No entanto, a gravadora Blackground tratou de atrapalhar os planos de crescimento e dominação mundial da garota. Péssima divulgação, atraso no lançamento de um terceiro álbum tornaram o nome de JoJo esquecido entre os fãs adolescentes que logo se voltaram para outros nomes jovens e mais quentes. Mas nestes sete anos de limbo, a jovem não ficou sem trabalhar. JoJo lançou dois mixtapes (“Can’t Take That Away from Me”, de 2010, e “Agape”, lançado em 2012), além de covers e músicas avulsas, que mostraram uma evolução vocal, lírica e melódica notável, um diferencial visível em relação a outras jovens artistas – e um reforço maior na identidade musical R&B/Soul da garota. E agora que ela foi libertada dessa escravidão, e com uma gravadora nova (Atlantic Records, a mesma de Toni Braxton, B.O.B, Bruno Mars e Janelle Monaé ), é hora da JoJo versão 2014 mostrar o que o mainstream perdeu nos últimos sete anos de ausência da bonita nos charts.

O EP #LoveJo é um presente de Dia dos Namorados (“Valentine’s Day”, 14 de Fevereiro nos Estados Unidos), com três covers e uma intro pisante que mostra o que Jo está aprontando.

A versão que a garota fez de “Caught in the Rapture”, de Anita Baker, é pura elegância e sofisticação! JoJo sempre teve uma voz potente e madura para a sua idade – e o repertório acabava sendo mais “velho” do que a própria idade dela, mas é incrível como agora que a voz dela está no momento correto para a música que ela está cantando, a canção está no ponto. A produção de Da Internz (Rihanna, Cassie, Tamar Braxton) atualizou a canção, mostrando que a faixa continua ouvível anos depois. Tem uma pegada neo-soul adequada às rádios, uma boa canção para as preliminares. No ponto!

“Take me Home”, do Phil Collins, foi transformada num R&B com pegada urban no estilo do que tá tocando hoje em dia (como no novo álbum da Beyoncé e nos trabalhos do Drake). A atmosfera misteriosa, com a voz da JoJo que parece vir de longe, e discretas guitarras na canção, são uma forma de desconstruir e reconstruir uma canção sem fazê-la perder sua identidade, mas dando um outro caminho à faixa, um caminho mais parecido com o estilo da intérprete. Um acerto incrível (novamente produção de Da Internz), que também atualizou a canção, que pode funcionar normalmente nas rádios.

Por fim, “Glory”, canção gospel cuja interpretação da cantora Kathleen Battle foi a inspiração da Jo, recebe tratamento piano-driven, com uma mistura gospel-soul que mostra um lado mais tradicional da JoJo. Aqui sai as produções moderninhas e entra um trabalho mais sóbrio, focado apenas no piano e na voz belíssima da Jo, que mostra a maturidade que todos aqueles que acompanharam a carreira dela desde o início sempre esperavam dela, tanto em voz como repertório. Desta vez, a produção fica a cargo de Stevie Mackey.

No geral, JoJo mostra com esse aperitivo, que está pronta para a grande batalha dos charts que está por vir, com identidade própria e fiel ao estilo que a revelou e a consagrou na adolescência. Adulta, madura musicalmente e na voz, com um apoio fiel dos fãs, e uma gravadora nova, é esperar que 2014 seja palco de um retorno inesquecível.

Anúncios

Um comentário sobre “JoJo mostra suas garras com o EP #LOVEJO

Comente aqui!

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s